Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4864
Title: Violência contra mulher em Serra Branca: um estudo geracional.
Other Titles: Violence against women in Serra Branca: a generational study.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Myrna Maciel.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GALVÃO, Sheylla de Kássia Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BATISTA, Tereza Raquel Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Kátia Carina Mesquita Cruz de.
Keywords: Ciências Sociais;Violência contra mulher;Violência de Gênero;Social Sciences;Violence against women;Gender Violence
Issue Date: 15-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, Myrna Maciel. Violência contra mulher em Serra Branca: um estudo geracional. 2017. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4864
???metadata.dc.description.resumo???: A violência contra a mulher é um fenômeno preocupante e que acontece em altos índices no Brasil, assim como na região do Cariri Paraibano. Diariamente são noticiados casos de violência e feminicídio cada vez mais crescente, o que nos faz refletir do porquê o Brasil ser um país de tanta violência contra a mulher. Assim, este trabalho procurou desvendar, por meio de uma pesquisa geracional, que fez uso de entrevistas com mulheres de três gerações (avó, mãe e neta) de uma mesma família como é o pensamento a respeito da violência contra a mulher, verificando se há divergências ou não, se há interferências no pensamento de cada geração, ou se a educação recebida pela avó e passada para mãe e neta prevalecem. É um trabalho que expõe conceitualmente as diversas formas de violência contra a mulher, além de dados referentes aos tipos de violência e como estas ocorrem, bem como buscou através das entrevistadas o entendimento das mulheres, ou seja, se estas reconhecem a violência contra a mulher, quais os tipos e como ocorrem. Os dados indicaram que o fenômeno da violência contra a mulher está intrinsicamente ligado ao modelo patriarcal de educação vigente no Brasil, em que as mulheres estão numa relação de dominação e submissão aos homens.
Abstract: Violence against women is a worrying phenomenon occurring at high rates in Brazil, as well as in the region of Cariri Paraibano. Daily reports of violence and feminicide are increasingly reported, which makes us reflect on why Brazil is a country with so much violence against women. Thus, this work sought to unveil, through a generational research, that made use of interviews with women of three generations (grandmother, mother and granddaughter) of the same family as is the thought about violence against women, verifying if there is whether there is interference in the thinking of each generation, or whether the education received by the grandmother and passed on to the mother and granddaughter prevail. It is a work that conceptually exposes the various forms of violence against women, as well as data on the types of violence and how they occur, as well as searching through the interviewees for the understanding of women, that is, if they recognize violence against women , what types and how they occur. The data indicated that the phenomenon of violence against women is intrinsically linked to the patriarchal model of education in force in Brazil, where women are in a relationship of domination and submission to men.
Keywords: Ciências Sociais
Violência contra mulher
Violência de Gênero
Social Sciences
Violence against women
Gender Violence
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4864
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MYRNA MACIEL ALVES - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2017..pdfMyrna Maciel Alves - TCC Ciências Sociais 2017.387.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.