Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4865
Title: Estratégias utilizadas no processo avaliativo em uma escola estadual do Cariri Paraibano.
Other Titles: Strategies used in the evaluation process in a state school in Cariri Paraibano.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Rayanne Ketchully de Araújo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: TORRES, Denise Xavier.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
Keywords: Educação;Escola Pública;Avaliação;Education;Public school;Evaluation
Issue Date: 20-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Rayanne Ketchully de Araújo. Estratégias utilizadas no processo avaliativo em uma escola estadual do Cariri Paraibano. 2017. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4865
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho trata das estratégias utilizadas no processo avaliativo em uma Escola Estadual do Cariri Paraibano e teve como objetivo geral: compreender como ocorre o processo de avaliação, que é utilizado por professores do Ensino Médio do Cariri Paraibano. Para o desenvolvimento e realização deste, foram feitas pesquisas bibliográficas e de campo. A partir da pesquisa bibliográfica foi trabalhada a Avaliação na perspectiva teórica. Para este, fora adotada a concepção de vários teóricos, dentre eles: Tyler (1975); Cronbach (1963); Scriven e Libâneo (1994) que compõem o referencial teórico dividido em duas seções. A primeira refere-se à Avaliação na perspectiva teórica e a segunda seção trata do Processo avaliativo no Ensino Médio. A pesquisa de campo foi realizada com quatro professores da referida Escola Estadual. Realizamos uma pesquisa qualitativa e exploratória de acordo com Gil (2008). Os dados foram coletados a partir de entrevista semiestruturada. Os resultados foram divididos em três blocos, a saber: Formação dos professores e o lugar da Avalição na formação; Significado e Finalidade da Avaliação para os professores e Estratégias/instrumentos utilizados no processo avaliativo. O primeiro bloco apresenta o perfil formativo dos professores e o lugar da avaliação na formação, neste, os dados apontaram que durante a formação, os professores não cursaram disciplinas sobre a Avaliação. O segundo trata da compreensão dos professores sobre a finalidade e o significado da Avaliação, os professores apresentaram em seus discursos que a finalidade da avaliação não é apenas coletar dados qualitativos, porém, alguns professores apresentam significado distorcido do real sentido da Avaliação. O terceiro bloco apresenta as estratégias que os professores utilizam no processo avaliativo, bem como as dificuldades e as facilidades das estratégias/instrumentos/métodos que utilizam. Os dados apontaram que os professores utilizam vários e diferentes estratégias/instrumentos/métodos para a realização desse processo, podendo assim avaliar várias competências nos alunos.
Abstract: This assignment deals of the strategies used in the evaluation process in a State School of Cariri Paraibano and had as general objective: to understand how occur the assessment process, through of teachers of the High School of one State School of Cariri Paraibano. For the development and implementation of assignment were made bibliographic researches and field research. From the research bibliography has been worked evaluation in the theoretical perspective, the design of various theorists, among them Tyler, Cronbach, Alpha, Scriven, Libâneo that compose the theoretical framework that was divided into two sections, the first refers to the evaluation in the theoretical perspective and the second section deals with the evaluative process in high school.The field research was realized out with four teachers of the State School. We realized a qualitative research and exploratory research according to Gil (2008). The data were collected from semi-structured interview. The results were divided into three stages, In which have academic formation of the teachers and the place of the evaluation in formation; The meaning and purpose of the evaluation for teachers and strategies/instruments used in the evaluation process. The first block presents the profile of formation teachers and the place of the evaluation in training, where the data pointed out that during the training teachers not coursed disciplines about the evaluation; the second deals of the understanding of the teachers about the purpose and the meaning of the evaluation, in which the teachers present in their speeches that the purpose of the evaluation is not only collect qualitative data, but some teachers have distorted meanings of the real meaning of the evaluation; the third block presents strategies that teachers use in the evaluation process, as well as the difficulties and the facilities of the strategies/instruments/methods that use the data indicated that teachers use various and different strategies/instruments/methods for the realization of these proceedings, so may evaluate several skills in students
Keywords: Educação
Escola Pública
Avaliação
Education
Public school
Evaluation
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4865
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAYANNE KETCHULLY DE ARAÚJO LIMA - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 1017..pdfRayanne Ketchully de Araújo Lima - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS 2017.615.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.