Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4868
Title: Livro didático de história: contribuições à construção do conhecimento.
Other Titles: History Textbook: Contributions to the Construction of Knowledge.
???metadata.dc.creator???: BEZERRA, Maria Aldeíde Rodrigues.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: BUENO, Rovilson José.
Keywords: Didática;Ensino de história;Livro didático - ensino de história;Ensino fundamental - escolas públicas;Construção do conhecimento;Didactics;History Teaching;Textbook - Teaching History;Elementary School - Public Schools;Construction of Knowledge
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BEZERRA, Maria Aldeíde Rodrigues. Livro didático de história: contribuição á construção do conhecimento 2005. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Teoria e Metodologia de História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo tem como finalidade analisar a utilização do Livro Didático de Historia no processo de Construção do conhecimento no âmbito das Escolas Publicas de Ensino Fundamental em Cajazeiras, Paraíba. Procura-se dar ênfase a compreensão acerca da concepção de história no cotidiano escolar que permeia a prática pedagógica e a relação entre o referido ensino e o processo de construção da cidadania. O universo da pesquisa é formado por quatro professores da segunda metade do Ensino Fundamental. Foram utilizadas como estratégias (de busca de informações), as entrevistas na modalidade estruturada e a consulta as atividades que visam dirigir a prática pedagógica escolar: o livro didático adotado, alguns pianos de ensino dos professores e quando possível, algumas atividades desenvolvidas em sala-de-aula pelos alunos. As técnicas de Analise de Conteúdo definidas por Laurence Bardin direcionaram a interpretação das entrevistas, cujos temas deram origem ao processo reflexivo, com base nos fundamentos das novas tendências historiográficas, numa abordagem que privilegia o aspecto qualitativo. A partir deste estudo, constatou-se que a construção do conhecimento histórico escolar vinculado ao Livro Didático indicado pelas Escolas Publicas faz parte de um contexto, cuja pratica pedagógica esta atrelada a condicionantes sociais, políticas e culturais, constituindo-se em espaço de formação da cidadania, tendo como referenda a identidade social do aluno. Como resultado da pesquisa, o argumento consiste em expressar através de um principio metodológico que parte do local para se entender o geral, dimensionando uma perspectiva interdisciplinar, a medida que concebe o Livro Didático, como um espaço de produção cultural ao se utilizar de temas para desenvolver o espírito criativo numa leitura contextualizada do cotidiano em que o aluno está inserido, constituindo-se em novas perspectivas para o Ensino de Historia.
Abstract: The recent study has the aim to show the utilization of the History didact book through the process of knowledge construction that covered a wide area in "Escolas Publicas de Ensino Fundamental" in Cajazeiras, Paraiba, Brazil. It has empharized the importance of the level of comprehension on the History conception that connects the pedagogic practice to the relationship betwen the teaching process and the formation of the citizenship during the shool's daily life. The research sources consisted of four History teachers, considering from 5 t h grade to 8 t h grade from highschool. The strategies has taken stock of (search of information), structured interview and also consultation; centred on the class experience that enable us to indicated didatic book, teaching plans and activities performed by the students. Laurence Bardin's techniques defines the analysis of content directing an interpretation of the activities, brought whose themes has tout the out origin of the thinking process, based on the backgrounds of the new historiographical trends, whieh give us approach an that support the qualitative aspect. Starting from this view, we remark that the knowledge construction connected to the indicated History didact book in "Escolas Publicas de Ensino Fundamental" that takes part in a context that the pedagogic practice has been tied to social, political and cultural conditionants, in this way forming a space for citizenship, that makes possible a reference to the social identity of the student as his own reference. As a result of the survey, the argument consists on expressing through a methodological principle that has developed from a local area in which we comprehend the general one, so as to ext end to an interdisciplinar perspective kept in the utilization of the indicated didact book, so long as this conception can briny out a cultural production, when interesting themes are presented by a creative thinking, in a contextualized reading throng the daily life's student, that shows the ability to create a new perspective in History teaching.
Keywords: Didática
Ensino de história
Livro didático - ensino de história
Ensino fundamental - escolas públicas
Construção do conhecimento
Didactics
History Teaching
Textbook - Teaching History
Elementary School - Public Schools
Construction of Knowledge
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4868
Appears in Collections:Especialização em Teoria e Metodologia do Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA ALDEÍDE RODRIGUES BEZERRA. TCC. ESP. EM TEORIA E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA 2005.pdfMaria Aldeíde Rodrigues Bezerra. TCC. ESP. em Teoria e Metodologia do Ensino de História. 2005.4.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.