Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4872
Title: A visão que os livros didáticos de história proporcionam ao professor do ensino fundamental, sobre a pré-história.
Other Titles: The vision that the textbooks of history provide to the elementary school teacher, about Prehistory.
???metadata.dc.creator???: DUARTE, Cláudio Domingos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ROCHA, Eugenio Paccelli Gurgel da.
Keywords: Didática - história;Livro didático - história;Pré-História;Didactics - History;Textbook - History;Prehistory
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DUARTE, Cláudio Domingos. A visão que os livros didáticos de história proporcionam ao professor do ensino Fundamental, sobre a pré-história. 2005. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Teoria e Metodologia do Ensino de História ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.
???metadata.dc.description.resumo???: O livro didático tornou-se, nos dais atuais, um instrumento imprescindível para o educador, deixando de desempenhar o mero papel de coadjuvante no meio escolar. E através dele que o professor planeja e exerce suas atividades, negligenciando muitas vezes opções didáticas para o ensino. A Arqueologia Pré-Histórica Brasileira tem avançando, significativamente, na compreensão do homem primitivo, trazendo a "luz" conhecimentos antes inacessíveis para os pesquisadores do modo de vida primitivo dos chamados "homens das cavernas". Tornando-se uma importante fonte de apoio didático, principalmente, aos professores nas pequenas cidades do interior do Brasil que na grande maioria necessitam de materiais (sejam físicos ou culturais) para diversificar as aulas de História. A nossa proposta é analisar os conteúdos da pré-história nos principal livros didáticos utilizados pelos professores das escolas publicas, sejam como consulta ou adotados para o aluno, sendo necessário saber como o professor do Ensino Médio compreende as informações sobre a pré-história contidas no livro didático de Historia.
Abstract: The textbook has become, in the present day, an indispensable instrument for the educator, failing to play the mere role of auxiliary in the school environment. And through it, the teacher plans and exercises his activities, often neglecting didactic options for teaching. Brazilian Prehistoric Archeology has advanced significantly in the understanding of primitive man, bringing the "light" knowledge previously inaccessible to researchers of the primitive way of life of the so-called "cave men." Becoming an important source of didactic support, mainly, to the teachers in the small cities of the interior of Brazil that in great majority need materials (be they physical or cultural) to diversify the classes of History. Our proposal and analyze the contents of prehistory in the main textbooks used by public school teachers, are either as consultation or adopted for the student, and it is necessary to know how the high school teacher understands the information about prehistory contained in the History textbook.
Keywords: Didática - história
Livro didático - história
Pré-História
Didactics - History
Textbook - History
Prehistory
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4872
Appears in Collections:Especialização em Teoria e Metodologia do Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLÁUDIO DOMINGOS DUARTE. TCC. ESP. EM TEORIA E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA 2005. pdfCláudio Domingos Duarte. TCC. ESP. em Teoria e Metodologia do Ensino de História. 20054.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.