Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4877
Title: "Rede de atividades de alto nível aplicada à edição, atualização e acompanhamento de design instrucional com suporte a learning analytics".
Other Titles: "High-level activity network applied to the editing, updating and follow-up of instructional design with support for learning analytics".
???metadata.dc.creator???: NUNES, Isabel Dillmann.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SCHIEL, Ulrich.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Evandro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FIGUEIREDO , Jorge Cesar Abrantes de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: MEDINA, Roseclea Duarte.
???metadata.dc.contributor.referee4???: DORÇA, Fabiano Azevedo.
Issue Date: 6-Jun-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NUNES, Isabel Dillmann. "Rede de atividades de alto nível aplicada à edição, atualização e acompanhamento de design instrucional com suporte a learning analytics". 2014. 236f. (Tese de Doutorado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: O Design Instrucional (DI) define a sequência de entrega dos Objetos de Aprendizagem para os alunos. Porém, o acompanhamento das atividades dos estudantes em tempo de execução ainda é uma atividade de difícil realização. Este trabalho propõe a utilização de Rede de Atividades de Alto Nível – RAAN como ferramenta de autoria e acompanhamento da execução de Design Instrucional com o intuito de melhorar seu planejamento e realização. Rede de Atividades de Alto Nível é uma notação baseada em Redes de Petri Colorida que possibilita o acompanhamento de alunos e grupos de alunos com o objetivo de identificar pontos de atraso ou complexos, atividades não relevantes e/ou de difícil continuidade. Algoritmos de Learning Analtycis para os dados armazenados da execução do Design Instrucional gerados pelos alunos foram desenvolvidos. Esta análise dos dados é uma fonte de informações para alterações e melhoramentos do DI e, consequentemente, do processo de aprendizado do aluno.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4877
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISABEL DILLMANN NUNES - TESE PPGCC 2014..pdfIsabel Dillmann Nunes - Tese de Doutorado PPGCC 2014. 5.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.