Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4877
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | NUNES, I. D. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2087785677186785 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SCHIEL, Ulrich. | - |
dc.contributor.advisor1ID | SCHIEL, U. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2971250918247087 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | COSTA, Evandro. | - |
dc.contributor.referee2 | FIGUEIREDO , Jorge Cesar Abrantes de. | - |
dc.contributor.referee3 | MEDINA, Roseclea Duarte. | - |
dc.contributor.referee4 | DORÇA, Fabiano Azevedo. | - |
dc.description.resumo | O Design Instrucional (DI) define a sequência de entrega dos Objetos de Aprendizagem para os alunos. Porém, o acompanhamento das atividades dos estudantes em tempo de execução ainda é uma atividade de difícil realização. Este trabalho propõe a utilização de Rede de Atividades de Alto Nível – RAAN como ferramenta de autoria e acompanhamento da execução de Design Instrucional com o intuito de melhorar seu planejamento e realização. Rede de Atividades de Alto Nível é uma notação baseada em Redes de Petri Colorida que possibilita o acompanhamento de alunos e grupos de alunos com o objetivo de identificar pontos de atraso ou complexos, atividades não relevantes e/ou de difícil continuidade. Algoritmos de Learning Analtycis para os dados armazenados da execução do Design Instrucional gerados pelos alunos foram desenvolvidos. Esta análise dos dados é uma fonte de informações para alterações e melhoramentos do DI e, consequentemente, do processo de aprendizado do aluno. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI | pt_BR |
dc.publisher.program | PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Rede de atividades de alto nível aplicada à edição, atualização e acompanhamento de design instrucional com suporte a learning analytics. | pt_BR |
dc.date.issued | 2014-06-06 | - |
dc.description.abstract | The Instructional Design (ID) defines the sequence of delivery of learning objects to students. However, the monitoring of student activities at runtime is still difficult to perform an activity. This work proposes the use of High Level Activities Net - HLAN as authoring tool and monitoring the execution of Instructional Design in order to improve its planning and accomplishment. High Level Activities Net is based on Coloured Petri Nets notation that enables the monitoring of students and groups of students in order to identify points of delay or complex, irrelevant and / or difficult to continue activities. Learning Analytics algorithms for the performance data stored execution of Instructional Design generated by students has been developed. This analysis of data is a source of information for changes and improvements to the DI and, consequently, the process of student learning. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4877 | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-15T12:33:05Z | - |
dc.date.available | 2019-07-15 | - |
dc.date.available | 2019-07-15T12:33:05Z | - |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject | Desing Instrucional | - |
dc.subject | Rede de Atividades de Alto Nível | - |
dc.subject | Redes de Petri | - |
dc.subject | Learning Analytics | - |
dc.subject | Simulador de Estudantes | - |
dc.subject | Instructional Design | - |
dc.subject | High Level Activity Net | - |
dc.subject | Petri Nets | - |
dc.subject | Learning Analytics | - |
dc.subject | Students Simulator | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | NUNES, Isabel Dillmann. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | "High-level activity network applied to the editing, updating and follow-up of instructional design with support for learning analytics". | pt_BR |
dc.identifier.citation | NUNES, Isabel Dillmann. Rede de atividades de alto nível aplicada à edição, atualização e acompanhamento de design instrucional com suporte a learning analytics. 2014. 236f. (Tese de Doutorado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4877 | pt_BR |
Appears in Collections: | Doutorado em Ciência da Computação. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ISABEL DILLMANN NUNES - TESE PPGCC 2014.pdf | Isabel Dillmann Nunes - Tese de Doutorado PPGCC 2014. | 4.11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.