Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4884
Title: O ensino de literatura: práticas correntes e propostas didáticas.
Other Titles: The teaching of literature: Current practices and didactic proposals.
???metadata.dc.creator???: BARRETO, Sonia Maria Russo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: WANDERLEY, Naelza de Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RODRIGUES, Márcia Candeia.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, José Wanderley Alves.
Keywords: Literatura - estudo e ensino;Literatura humanizadora;Especialização;Literature - Study and Teaching;Humanizing Literature;Specialization
Issue Date: 6-Nov-2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARRETO,Sonia Maria Russo. O ensino de literatura: práticas correntes e propostas didáticas. 2008. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Literários) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2008.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem o intuito de observar como se processam as práticas de ensino de Literatura desde o século XIX ate os presentes dias, bem como propor estratégias metodológicas que dinamizem as aulas de literatura. Tomou-se como universo de pesquisa duas escolas de ensino médio da cidade de Cajazeiras-PB, uma publica e outra privada, procurando-se analisar as práticas de ensino de Literatura a partir das respostas obtidas através de questionamentos direcionados a docentes e discentes das mesmas. O sentido humanizado, as funções da literatura e a leitura são pontos importantes que também foram abordados neste trabalho, referenciando Candido (2004), Cosson (2006), Cereja (2005), Aguiar (1979) e Bordini (1988), assim como a dedetização de novas estratégias que tornarão as aulas de literatura mais atraentes e prazerosas. Concluiu-se que as práticas de ensino de Literatura não divergem nas duas escolas pesquisadas, pois ambas privilegiam o estoicismo letrado e estilos de época ao invés de se trabalhar com o objeto principal do estudo da Literatura que são os textos literários.
Abstract: This work has the objective of to watch how is processed the literature's teaching since the XIX century until nowdays, like that to propose methodologycal strategies what becomes the Literature's classes very well dynamic. Taked as researh's universe two high schools in Cajazeiras's city - PB, one public and one private, finding to analise the teaching literature's practices through of answers obtain in questions bounds to teachers and students of them. The humanist reason, the literature's functions, the reading are important points what too was accosted in this work, referencing Candido (2004), Cosson (2006), Cereja (2005), Aguiar (1679) and Bordini (1988), like that the didactization of news estrategics what will become the literature's classes more attractive and pleasants. It was concluded that the practice of teaching literature does not differ in the two schools surveyed, as both favour the historicism and literary styles of time instead of working with the main subject of study of literature that are the literary texts.
Keywords: Literatura - estudo e ensino
Literatura humanizadora
Especialização
Literature - Study and Teaching
Humanizing Literature
Specialization
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4884
Appears in Collections:Especialização em Estudos Literários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SONIA MARIA RUSSO BARRETO. TCC. ESP. EM ESTUDO LITERÁRIOS. 2008.pdfSonia Maria Russo Barreto. TCC. ESP. em Estudos Literários. 2008.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.