Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4884
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1WANDERLEY, Naelza de Araújo.-
dc.contributor.advisor1IDWANDERLEY, N. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3611928212835405pt_BR
dc.contributor.referee1RODRIGUES, Márcia Candeia.-
dc.contributor.referee2SOUSA, José Wanderley Alves.-
dc.description.resumoEste trabalho tem o intuito de observar como se processam as práticas de ensino de Literatura desde o século XIX ate os presentes dias, bem como propor estratégias metodológicas que dinamizem as aulas de literatura. Tomou-se como universo de pesquisa duas escolas de ensino médio da cidade de Cajazeiras-PB, uma publica e outra privada, procurando-se analisar as práticas de ensino de Literatura a partir das respostas obtidas através de questionamentos direcionados a docentes e discentes das mesmas. O sentido humanizado, as funções da literatura e a leitura são pontos importantes que também foram abordados neste trabalho, referenciando Candido (2004), Cosson (2006), Cereja (2005), Aguiar (1979) e Bordini (1988), assim como a dedetização de novas estratégias que tornarão as aulas de literatura mais atraentes e prazerosas. Concluiu-se que as práticas de ensino de Literatura não divergem nas duas escolas pesquisadas, pois ambas privilegiam o estoicismo letrado e estilos de época ao invés de se trabalhar com o objeto principal do estudo da Literatura que são os textos literários.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.titleO ensino de literatura: práticas correntes e propostas didáticas.pt_BR
dc.date.issued2008-11-06-
dc.description.abstractThis work has the objective of to watch how is processed the literature's teaching since the XIX century until nowdays, like that to propose methodologycal strategies what becomes the Literature's classes very well dynamic. Taked as researh's universe two high schools in Cajazeiras's city - PB, one public and one private, finding to analise the teaching literature's practices through of answers obtain in questions bounds to teachers and students of them. The humanist reason, the literature's functions, the reading are important points what too was accosted in this work, referencing Candido (2004), Cosson (2006), Cereja (2005), Aguiar (1679) and Bordini (1988), like that the didactization of news estrategics what will become the literature's classes more attractive and pleasants. It was concluded that the practice of teaching literature does not differ in the two schools surveyed, as both favour the historicism and literary styles of time instead of working with the main subject of study of literature that are the literary texts.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4884-
dc.date.accessioned2019-07-15T16:44:44Z-
dc.date.available2019-07-15-
dc.date.available2019-07-15T16:44:44Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLiteratura - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLiteratura humanizadorapt_BR
dc.subjectEspecializaçãopt_BR
dc.subjectLiterature - Study and Teachingpt_BR
dc.subjectHumanizing Literaturept_BR
dc.subjectSpecializationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARRETO, Sonia Maria Russo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of literature: Current practices and didactic proposals.pt_BR
dc.identifier.citationBARRETO,Sonia Maria Russo. O ensino de literatura: práticas correntes e propostas didáticas. 2008. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Literários) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2008.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estudos Literários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SONIA MARIA RUSSO BARRETO. TCC. ESP. EM ESTUDO LITERÁRIOS. 2008.pdfSonia Maria Russo Barreto. TCC. ESP. em Estudos Literários. 2008.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.