Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4888
Title: Reflexões sobre as práticas e estratégias de escrita desenvolvida na sala de aula.
Other Titles: Reflections on writing practices and strategies developed in the classroom.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Teresinha de Freitas Duarte.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RODRIGUES, Márcia Candeia.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA , José Wanderley Alves de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: WANDERTEY , Naelza de Araújo.
Keywords: Escrita;Ensino;Especialização;Writing;Teaching;Specialization
Issue Date: 20-Nov-2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Teresinha de Freitas Duarte. Reflexões sobre as práticas de escrita desenvolvidas na sala de aula. 2008. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2008.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as práticas de escrita e o desenvolvimento dos educandos a partir da metodologia utilizada pelo educador para com isso proporcionar aos alunos um ensino de escrita eficaz e adequado a realidade de cada aluno, especificamente na Escola Municipal de Ensino Infantil Fundamental Manoel Clementino Neto no ano de 2008. Optou-se então por uma teoria fundamentada nas contribuições de Figueiredo e Bonini 2006; Geraldi, 1997; Garcez 1998; Kleiman 1995 dentre outros autores sobre a visão que se tem sobre a escrita na sala de aula; o professor e o aluno diante dos papeis/ funções que esses sujeitos passam a representar na atividade de escrita de texto. Dessa forma, entende-se que a escrita deve esta voltada para atender as necessidades sociais dos alunos e com isso proporcionar sua inserção na sociedade de modo geral. Para tanto, adota-se como percurso metodológico a observação de uma atividade realizada pelos alunos em sala de aula e o acompanhamento do professor e o que se evidencia neste trabalho em que atentam para o desenvolvimento social e intelectual dos mesmos, contribuindo de forma significativa no processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: This paper aims to reflect on the practices of writing and development of learning from the methods used by educators to provide students with this teaching of writing an effective and appropriate to the reality of each student, specifically in the Municipal School of Education Children's Foundation Manoel Clementino Neto in the year 2008. Was chosen by then a theory based on contributions from Figueiredo and Bonini 2006; Geraldi, 1997; Garcez 1998; Kleiman 1995 among other authors on the vision that has been written about in the classroom, the teacher and the student front of the roles / those functions that are subject to represent the activity of writing the text. Thus, it is understood that the writing is facing to meet the social needs of students and provide it with its insertion in society in general. To that end, takes itself as the route methodological observation of an activity performed by students in the classroom and monitoring the teacher is what this study shows that impinge on the social development and intellectual of them, contribute significantly to the proceedings of teaching and learning.
Keywords: Escrita
Ensino
Especialização
Writing
Teaching
Specialization
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4888
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TERESINHA DE FREITAS DUARTE SILVA. TCC. ESP. LÍNGUA PORTUGUESA 2008 .pdfTeresinha de Freitas Duarte Silva. TCC. ESP. em Língua Portuguesa. 20087.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.