Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4889
Title: Leitura e escrita: Elementos constitutivos e processuais dos gênero escolares.
Other Titles: Reading and writing: constitutive and procedural elements of the school genres.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Sílvia Egídio.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CASTRO, Onireves Monteiro de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ABREU, Eclivaneide Caldas de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: EHRICH, Isaias de Oliveira.
Keywords: Leitura;Escrita;Ensino fundamental;Oralidade;Reading;Writing;Elementary School;Orality
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Sílvia Egídio. Leitura e escrita: elementos constitutivos e processuais dos gêneros escolares 2008. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2008.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como objetivo detectar as causas dos problemas de processamento nos níveis de leitura e escrita dos alunos de língua materna das series finais do ensino fundamental, especificamente a 6ª serie. Pretende-se mostrar, nessa proposta, a importância dessas duas habilidades como singulares para assimilação de conteúdos interdisciplinares. Assim, considerando que a execução dessa pesquisa possibilitara refletir sobre alguns dos possíveis pontos de um questionamento infindável, possibilitando uma análise científica do que ocorre no cotidiano escolar e gera a não aprendizagem da leitura e da escrita. O trabalho foi desenvolvido junto aos alunos da 6ª serie e ao professore de Língua Portuguesa. Verificamos que o piano de aula do professor não contempla atividades para o desenvolvimento de procedimentos criativos em termos de leitura e de produção textual. Durante o processo foi enfatizado a origem dos problemas de leitura e escrita dos alunos das series finais e como os profissionais da escola se preparam para lidar com tais deficiências. Foi feita uma análise das dificuldades encontradas na prática do professor e das dificuldades dos alunos nas atividades de leitura e escrita. Enfim, serão sugeridas algumas contribuições para a melhoria do ensino-aprendizagem dos alunos.
Abstract: Este trabajo tiene como objetivo para detectar las causas de los probiemas del proceso en los niveles de la lectura y de la escritura del materna de las pupilas de la lengua de la serie final de education basica, especificamente serie 6a, Se piensa para demostrar, en esta oferta, la importancia de estas dos capacidades como singular para la asimilacion de los interdisciplinares del contenido. Asi, considerando que la ejecucion de esta investigation hara posible reflejar en algunos de los puntos posibles de un infindavel que pregunta, haciendo posible un analisis cientifico de lo que ocurre en el diario referente a escuela y genera no aprender de la lectura y de la escritura. El trabajo fue desarrollado al lado de las pupilas de las series 6a y al professore de la lengua portuguea. Verificamos que el plan de la lection del profesor no comtemple las actividades para el desarrollo de procedimientos creativos en terminos de lectura y production literal. Durante el proceso el origen de los probiemas de la lectura y de la escritura de las pupilas de la serie final fue acentuado y como los profesionales de la escuela si se preparan para ocuparse de tales deficiencias. Fue un analisis de las dificultades encontro en practico del profesor y las dificultades de las pupilas en las actividades de la lectura y de la escritura. En el ultimo, algunas contribuciones para la mejora de ensenar-aprender de las pupilas seran sugeridas.
Keywords: Leitura
Escrita
Ensino fundamental
Oralidade
Reading
Writing
Elementary School
Orality
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4889
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SÍLVIA EGÍDIO SANTOS. TCC ESP. EM LÍNGUA PORTUGUESA 2008. pdfSílvia Egídio Santos. TCC ESP. em Língua Portuguesa. 2008.14.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.