Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4889
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1CASTRO, Onireves Monteiro de.-
dc.contributor.advisor1IDCASTRO, O. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3485957168495828pt_BR
dc.contributor.referee1ABREU, Eclivaneide Caldas de.-
dc.contributor.referee2EHRICH, Isaias de Oliveira.-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo detectar as causas dos problemas de processamento nos níveis de leitura e escrita dos alunos de língua materna das series finais do ensino fundamental, especificamente a 6ª serie. Pretende-se mostrar, nessa proposta, a importância dessas duas habilidades como singulares para assimilação de conteúdos interdisciplinares. Assim, considerando que a execução dessa pesquisa possibilitara refletir sobre alguns dos possíveis pontos de um questionamento infindável, possibilitando uma análise científica do que ocorre no cotidiano escolar e gera a não aprendizagem da leitura e da escrita. O trabalho foi desenvolvido junto aos alunos da 6ª serie e ao professore de Língua Portuguesa. Verificamos que o piano de aula do professor não contempla atividades para o desenvolvimento de procedimentos criativos em termos de leitura e de produção textual. Durante o processo foi enfatizado a origem dos problemas de leitura e escrita dos alunos das series finais e como os profissionais da escola se preparam para lidar com tais deficiências. Foi feita uma análise das dificuldades encontradas na prática do professor e das dificuldades dos alunos nas atividades de leitura e escrita. Enfim, serão sugeridas algumas contribuições para a melhoria do ensino-aprendizagem dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleLeitura e escrita: Elementos constitutivos e processuais dos gênero escolares.pt_BR
dc.date.issued2008-
dc.description.abstractEste trabajo tiene como objetivo para detectar las causas de los probiemas del proceso en los niveles de la lectura y de la escritura del materna de las pupilas de la lengua de la serie final de education basica, especificamente serie 6a, Se piensa para demostrar, en esta oferta, la importancia de estas dos capacidades como singular para la asimilacion de los interdisciplinares del contenido. Asi, considerando que la ejecucion de esta investigation hara posible reflejar en algunos de los puntos posibles de un infindavel que pregunta, haciendo posible un analisis cientifico de lo que ocurre en el diario referente a escuela y genera no aprender de la lectura y de la escritura. El trabajo fue desarrollado al lado de las pupilas de las series 6a y al professore de la lengua portuguea. Verificamos que el plan de la lection del profesor no comtemple las actividades para el desarrollo de procedimientos creativos en terminos de lectura y production literal. Durante el proceso el origen de los probiemas de la lectura y de la escritura de las pupilas de la serie final fue acentuado y como los profesionales de la escuela si se preparan para ocuparse de tales deficiencias. Fue un analisis de las dificultades encontro en practico del profesor y las dificultades de las pupilas en las actividades de la lectura y de la escritura. En el ultimo, algunas contribuciones para la mejora de ensenar-aprender de las pupilas seran sugeridas.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4889-
dc.date.accessioned2019-07-16T10:26:38Z-
dc.date.available2019-07-16-
dc.date.available2019-07-16T10:26:38Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectOralitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Sílvia Egídio.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReading and writing: constitutive and procedural elements of the school genres.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Sílvia Egídio. Leitura e escrita: elementos constitutivos e processuais dos gêneros escolares 2008. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2008.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SÍLVIA EGÍDIO SANTOS. TCC ESP. EM LÍNGUA PORTUGUESA 2008.pdfSílvia Egídio Santos. TCC ESP. em Língua Portuguesa. 2008.14.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.