Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4890
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, Maria Janete de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5915176278735581pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Andrey Pereira de.-
dc.contributor.referee2SOUSA, José Wanderley Alves.-
dc.description.resumoEste trabalho e um estudo sobre a prática da literatura infantil na sala de aula e o gosto dos educados pela leitura, partindo de algumas analises realizadas em duas escolas da rede estadual de ensino, da cidade de Cajazeiras, cujo publico alvo foram alunos do 1° e 2° anos do Ensino Fundamental, das Escolas Desembargador Boto e Profissional Monte Carmelo. Para estas analises, optamos pelo estudo de caso, e para a coleta de dados, utilizamos a observando, partindo de registros realizados simultaneamente a observação, associado a outros procedimentos de análises como o questionário direcionado aos professores e aos gestores das escolas e uma "entrevista interativa", que foi realizada com os educados com o objetivo principal de pesquisar e compreender a prática da literatura infantil na sala de aula e o gosto dos educando pela leitura. O estudo mostra que as escolas analisadas não encontram-se muito distanciadas de práticas metodológica, literárias que os teóricos sugerem, pois neste trabalho constatou-se um tempo considerável para essa prática literária na sala de aula. Quanto a metodologia desenvolvida foram relatadas maneiras diferentes de trabalhar a leitura e a escrita, assim como foram citadas variedades de gêneros literários, tanto na sala de aula como nas bibliotecas, cujo acervo e composto de literatura infanto-juvenil. As professoras ao se posicionarem a respeito da importância da literatura na sala de aula mostraram-se concordar plenamente que a literatura e por demais importante no processo ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleA leitura infantil e o gosto pela leitura: algumas análises.pt_BR
dc.date.issued2008-11-07-
dc.description.abstractThis work is a study on the practice of children's literature in the classroom and taste of students on reading, starting with some analysis conducted in two schools in the state system of education, the city of Cajazeiras, as well as students of 1st and 2nd years of elementary school, Schools and Vocational cancellations Boto Mount Caramel. For these tests we chose the case study, and to collect data, use the observation, made while records from the observation, combined with other procedures such as analysis of the questionnaire directed at teachers and managers of schools and an "interactive interview", Which was performed with that in educating as the main objective research and understand the practice of child literature in the classroom and educating the taste of reading. The study shows that schools analyzed, they are not very far away from methodological practice literary theorists suggest that, because this work it is a considerable time to review this practice in the classroom. As the methodology developed was reported differently to work on reading and writing, and were cited variety of literary genres, both in the classroom as well as at libraries, which the body is composed of children and juvenile literature. The teachers when positioned on the importance of literature in the classroom seemed to be fully agree that literature is far too important in teaching learning process.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4890-
dc.date.accessioned2019-07-16T10:55:01Z-
dc.date.available2019-07-16-
dc.date.available2019-07-16T10:55:01Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEspecializaçãopt_BR
dc.subjectAnálise literáriapt_BR
dc.subjectMorte e vida Severinapt_BR
dc.subjectAuto da Compadecidapt_BR
dc.subjectChildren's Lliterature.pt_BR
dc.subjectSpecializationpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectLiterary Analysispt_BR
dc.subjectDeath and Life Severina-
dc.subjectCompassionate Self-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIRA, Janira Severina Amorim da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeChildren's reading and the taste for reading: Some analysis.pt_BR
dc.identifier.citationLIRA, Janira Severina Amorim da Silva. A literatura infantil e o gosto pela leitura. 2008. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Literários) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2008.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estudos Literários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JANIRA SEVERINA AMORIM DA SILVA LIRA. TCC. ESP. EM ESTUDOS LITERÁRIOS. 2008.pdfJanira Severina Amorim da Silva Lira. TCC ESP. em Estudos Literários. 2008.3.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.