Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4895
Title: Leitura e produção textual: fatores de desenvolvimento sócio-cognitivo e letramento.
Other Titles: Reading and textual production: factors of socio-cognitive development and literacy.
???metadata.dc.creator???: ANDRADE, Rita Francisca de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CASTRO, Onireves Monteiro de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Andrey Pereira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ABREU , Eclivaneide Caldas de.
Keywords: Leitura;Produção textual;Letramento;Linguagem;Reading;Text production;Literature
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ANDRADE, Rita Francisca de. Leitura e produção textual: fatores e desenvolvimento sócio-cognitivo e letramento. 2008. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2008.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho monográfico tem como referência temática o processamento da leitura e produção textual no cotidiano escolar. A leitura e produção de textos são temas que chamam a atenção dos atores do processo ensino-aprendizagem. Assim, a nossa preocupação objetiva foi a de investigar os processos constitutivos formas da elaboração de instrumento de trabalho com leitura e escrita na escola, propostos por um educador, para seus educados. Em tal contexto, estabelecemos como parâmetro de investigação uma turma do 8° ano e a disciplina Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor João Milanês, em Cajazeiras - PB. Neste trabalho foram realizadas observações junto a turma escolhida como amostragem, a fim de colher informações. Em se tratando de deficiência na escrita, notamos pouco preparo dos atores na escola para desenvolver um texto; respostas sem coerência. Esta problemática é influenciada por fatores internos e externos que interferem na aprendizagem dos educados e também na forma de "ensinar" do professor. Como agente do processo de ensino e aprendizagem, o professor deve ter consciência da sua quota de medição junto ao educando e, assim, buscar contribuir para a reversão dos problemas de leitura e escrita.
Abstract: El actual trabajo monografico tiene como referenda tematica el proceso de la lectura y de la produccion literal en el diario referente a escuela. La lectura y la produccion de textos son los temas que llaman la atencion los agentes de ensefiar-aprender de proceso. Asi, nuestra preocupacion objetiva era investigar los procesos constitutivos formales de la elaboracion de los instrumentos del trabajo con la lectura y de la escritura en la escuela, considerados para un educador, para sus educandos. En tal contexto, establecemos como el parametro de la investigacion al grupo del afio 8° y de el lo disciplina lengua portuguea de Ensino basico, en la escuela publica de la educacion basica Monsignor Joao Milanes, en Cajazeiras - PB. En este trabajo comenta al lado de grupo elegido habia sido llevado a traves como muestreo, en la informacion de la cuchara de la orden. En si tratan a la deficiencia en la escritura, notamos poca preparacion de los agentes en la escuela para desarrollar un texto; respuestas sin coherencia. Este problematic© es influenciado por los factores internos y externos que intervienen con aprender de los educandos y tambien con la forma "enseftar" del profesor. Como agente de la educacion de proceso y que aprende, el profesor debe tener conciencia de su contingente de mediacion al lado de educar la e, asi, para buscar para contribuir para la reversion de los problemas de la lectura y de la escritura.
Keywords: Leitura
Produção textual
Letramento
Linguagem
Reading
Text production
Literature
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4895
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RITA FRANCISCA DE ANDRADE. TCC ESP. EM LÍNGUA PORTUGUESA 2008.pdfRita Francisca de Andrade. TCC ESP. em Língua Portuguesa. 20083.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.