Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4898
Title: Processo de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da EJA.
Other Titles: Learning process and acquisition of writing and reading of EJA students.
???metadata.dc.creator???: MOREIRA., Révia Mara de Araújo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CASTRO, Onireves Monteiro de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FREITAS, Elane Aguiar Feitosa de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
Keywords: Educação de jovens e adultos;Alfabetização;Especialização;Aprendizagem;Escrita;Leitura;Education of young people and adults;Literacy;Specialization;Writing;Reading
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MOREIRA, Revia Mara de Araujo Processo de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da EJA. 2008. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2008.
???metadata.dc.description.resumo???: O objeto monográfico dessa pesquisa é estudar como acontece o processo de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA - 2° segmento), como também mostrar o impacto dos estudos sobre o letramento para as práticas alfabetizadoras. A pesquisa ora apresentada busca relacionar as teorias e/ou ideologias existentes sobre a problemática encontrada nas salas da EJA. Por meio de anotações foram observadas duas turmas da EJA e o grupo de professores da Escola Costa e Silva durante os meses de maio a novembro de 2007 na cidade de Cajazeiras - PB. Os resultados sinalizam um avanço metodológico no que diz respeitos às relações sociais na ambiência de aprendizagem, mas revelam inconsistências no trabalho didático-pedagógico de alfabetização no que concerne ao aporte teórico-epistemológico e ao emprego de atividades voltadas especificamente ao ensino da linguagem enquanto sentido, sistema de representação, em sua dimensão notacional. O trabalho baseia-se nos princípios filosófico-pedagógicos do educador Paulo Freire, na epistemologia da pesquisadora Emilia Ferreiro. Utiliza o método dialético da construção de conhecimento, tendo como base as fases de síncrese, análise e síntese. A pesquisa apresentada não só se preocupa com as questões da leitura e escrita, como também atua na preparação do cidadão para o exercício de seus direitos e deveres no mundo do trabalho e das relações sócio-políticas. Jean Piaget, Kleiman, Magda Soares, Vygotsky e outros também foram fontes de pesquisa para o enriquecimento deste estudo.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Alfabetização
Especialização
Aprendizagem
Escrita
Leitura
Education of young people and adults
Literacy
Specialization
Writing
Reading
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4898
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RÉVIA MARA DE ARAÚJO MOREIRA. TCC ESP. EM LÍNGUA PORTUGUESA 2008. pdfRevia Mara de Araujo Moreira .TCC ESP. em Língua Portuguesa. 2008.5.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.