Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4898
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1CASTRO, Onireves Monteiro de.-
dc.contributor.advisor1IDCASTRO, O. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3485957168495828pt_BR
dc.contributor.referee1FREITAS, Elane Aguiar Feitosa de.-
dc.contributor.referee2QUEIROGA, Marcílio Garcia de.-
dc.description.resumoO objeto monográfico dessa pesquisa é estudar como acontece o processo de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA - 2° segmento), como também mostrar o impacto dos estudos sobre o letramento para as práticas alfabetizadoras. A pesquisa ora apresentada busca relacionar as teorias e/ou ideologias existentes sobre a problemática encontrada nas salas da EJA. Por meio de anotações foram observadas duas turmas da EJA e o grupo de professores da Escola Costa e Silva durante os meses de maio a novembro de 2007 na cidade de Cajazeiras - PB. Os resultados sinalizam um avanço metodológico no que diz respeitos às relações sociais na ambiência de aprendizagem, mas revelam inconsistências no trabalho didático-pedagógico de alfabetização no que concerne ao aporte teórico-epistemológico e ao emprego de atividades voltadas especificamente ao ensino da linguagem enquanto sentido, sistema de representação, em sua dimensão notacional. O trabalho baseia-se nos princípios filosófico-pedagógicos do educador Paulo Freire, na epistemologia da pesquisadora Emilia Ferreiro. Utiliza o método dialético da construção de conhecimento, tendo como base as fases de síncrese, análise e síntese. A pesquisa apresentada não só se preocupa com as questões da leitura e escrita, como também atua na preparação do cidadão para o exercício de seus direitos e deveres no mundo do trabalho e das relações sócio-políticas. Jean Piaget, Kleiman, Magda Soares, Vygotsky e outros também foram fontes de pesquisa para o enriquecimento deste estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleProcesso de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da EJA.pt_BR
dc.date.issued2008-
dc.description.abstractThe object of this research is monographic study as the process of learning and acquisition of reading and writing of students in the Youth and Adult Education (EJA - 2nd segment), but also show the impact of studies on literacy for literacy practices. The research being presented seeks to relate theories and / or ideologies on the existing problems found in the classrooms of EJA. Through notes were two classes of EJA group of teachers and the School Costa e Silva during the months from May to November 2007 in the town of Cajazeiras - PB. The results indicate a methodological 7 advance when it comes to social relations in the learning environment, but reveal inconsistencies in the teaching work, teaching literacy in terms of contribution to the theoretical-epistemological and employment of activities geared specifically to teaching the language as meaning, system of representation, in its notacional. The work is based on the principles of philosophical teaching-educator Paulo Freire, the epistemology of researcher Emilia Ferreiro. Uses the dialectic method of building knowledge, based on the phases of sincrese, analysis and synthesis. The research presented not only cares about the issues of reading and writing, but also serves to prepare the people for the exercise of their rights and obligations in the world of work and social relationships - policies. Jean Piaget, Kleiman, Magda Soares, Vygotsky and others have also been sources of research for the enrichment of this study.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4898-
dc.date.accessioned2019-07-16T14:06:54Z-
dc.date.available2019-11-16-
dc.date.available2019-07-16T14:06:54Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEspecializaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEducation of young people and adultspt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectSpecializationpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMOREIRA., Révia Mara de Araújo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLearning process and acquisition of writing and reading of EJA students.pt_BR
dc.identifier.citationMOREIRA, Revia Mara de Araujo Processo de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da EJA. 2008. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2008.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RÉVIA MARA DE ARAÚJO MOREIRA. TCC ESP. EM LÍNGUA PORTUGUESA 2008..pdfRevia Mara de Araujo Moreira .TCC ESP. em Língua Portuguesa. 2008.5.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.