Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4899
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCELESTE, Polliana da Silva.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3143321030164643pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Jorgevaldo de Souza.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, J. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4839768107713545pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.description.resumoTendo em vista que a Fonética e a Fonologia constituem componentes curriculares de grande valia para o desenvolvimento educacional, procuramos neste trabalho mostrar como elas são trabalhadas, em sala de aula, a partir do que e trazido nos livros didáticos adotados pelas escolas de Ensino Fundamental do município de Sousa - PB, mais especificamente, os livros didáticos do 6° ano do Ensino Fundamental, levando em consideração a abordagem do tema e o grau de importância que e dado ao assunto pelos referidos material didáticos. Buscamos, ainda, conceituar os termos: Fonética e Fonologia fazendo um cotejo entre o que e dito nos compêndios de lingüística e os livros didáticos, doravante LDs, buscando ver que aproximação existe entre os conceitos apresentados por eles. Mostramos aqui, como surgiram os termos - Fonética e Fonologia e a evolução dessa ciência no Português do Brasil. Trazemos também um breve levantamento do que e dito nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) sobre o tema abordado, de qual forma e quando pode ser trabalhado na Escola. Para tanto, utilizamos como referencial teórico alguns autores, pesquisadores e estudiosos da Fonética e Fonologia e da lingüística, entre eles Tais Cristo faro Silva (1999), Roman Jakobson (1972), Rosa Virgínea Mattos Silva (1996), Darcilia Simões (2006) entre outros e os livros didáticos como fonte de analise sobre o estudo da pesquisa. Procuramos a partir disso, observar o desenvolvimento do assunto a ser pesquisado nos LDs e a partir de então lançar algumas propostas que possam se adequar ou aplicar para um melhor desenvolvimento do ensino de Fonética e Fonologia nas aulas de língua portuguesa do 6° ano do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleA fonética e a fonologia nos livros didáticos do 6° ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2012-12-11
dc.description.abstractConsidering that Phonetics and Fhonology are curricular components of great value to eduational development, we seek in this paper shoe how they are worked in the classroom, from what is brought in textbooks adopted by primary schools in the municipality Sousa - PB, more specifically, the textbooks in the 6th grade of elementary school, taking into account the approach to the subject and the degree of importance that is give to the subject by those textbooks. We seek also conceptualize the terms: Phonetics and phonology making a comparison between what is said in textbooks and linguistics textebooks henceforth DLs, looking to see which approach between the concepts presentedby them. We show here, as the words emerged - Phonetics and Phonology and evolution of this science in Portuguese from Brazil. We also bring a brief suabout thesubject, in what form and when it can be worked in the School. Trehe fore, we use as theoretical to some authors, researchers and scholars of phonetics and phonology and linguistics, amongthem Cristofaro Thais Silva (1999), Roman Jakobson (1972), Rosa Virginea Mattos Silva (1996), Darcilia Simoes (2006) between and other textbooks as a source of analysis on the research study. We seek from it, observe the development of the subject to be searched in LDs and from then throw some proposals that might fit or apply for a better development of the teaching of Phonetics and Phonology in Portuguese language classes in the 6t h grade of elementary school ruey of what is said in the National Curriculum Parameters (PCN's).pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4899
dc.date.accessioned2019-07-16T15:12:16Z
dc.date.available2019-07-16
dc.date.available2019-07-16T15:12:16Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFonéticapt_BR
dc.subjectFonologiapt_BR
dc.subjectPhoneticspt_BR
dc.subjectPhonologypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCELESTE, Polliana da Silva.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePhonetics and phonology in textbooks of the 6th year of primary education.pt_BR
dc.identifier.citationCELESTE, Polliana da Silva. A fonética e a fonologia nos livros didáticos do 6° ano do ensino fundamental. 2012. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POLLIANA DA SILVA CELESTE. TCC ESP. EM LÍNGUA PORTUGUESA.2012.pdfPolliana da Silva Celeste. TCC ESP. em Língua Portuguesa.2012. 3.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.