Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4915
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1CASTRO, Onireves Monteiro de.-
dc.contributor.advisor1IDCASTRO, O. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3485957168495828pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho surgiu a partir da dificuldade que muitos alunos sentem em escrever bem. Esse fato nos impulsionou a pesquisar sobre como se desenvolve o processo da escrita na sala de aula e quais são os agentes que influenciaram nesse processo. Diante deste problema de pesquisa, decidimos analisar a influencia que o livro didático exerce na produção escrita do aluno, visto que, é no livro que se concentra a maioria das propostas de escritas que ele irá desenvolver durante o ano letivo. A partir disso escolhemos, o livro didático "Português: leitura, produção, gramática" da autora Leila Lauar Sarmento, para fazer esta análise. Iniciamos nosso trabalho discutindo sobre a importância que a escrita tem principalmente nos dias atuais, com os avanços tecnológicos e a globalização. Em seguida, estabelecemos uma relação entre o predomínio normativo do ensino de Português como língua materna e o surgimento de novas teorias como a Lingüística Textual e as propostas de ensino/aprendizagem dos PCN que se baseiam nessas teorias. Com base em teóricos como Baktim (1997) Bronckart (2003) adotamos alguns parâmetros de analise. Esses parâmetros englobam as categorias de indicação de gênero textual e indicação das condições de produção que se subdivide em indicação da interlocução e do propósito comunicativo. De acordo com essas categorias, analisamos o LD " Português: Leitura, produção, gramática" e constatamos que as propostas de produção escrita presentes neste livro contemplam as categorias que adotamos. Diante disso ficamos satisfeitos em ter em mão subsídios necessários para se amenizar as dificuldades dos alunos, chegando assim a obtenção de grande êxito.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleA produção textual a partir dos gêneros : uma análise das propostas de produção de texto em livro didático.pt_BR
dc.date.issued2008-09-
dc.description.abstractThis work from the difficulty that many students undergo in writing well. That fact motivated us to researche on how the writing process is developed in classes and which developed in classes and which are the agents that influence in that process. Before this researche problem, we decided to analyze the influence that the didactic book (DB) take place in the student's written production, once that in the DB concentrate most af the writing proposals that the learners will developed during the school year. Starting from that, we chose the DB " Portugues: Leitura. Producao Gramatica" produced by Leila Lauar Sarmento in order to achieve our analysis. We began this work discussing on the written importance, mainly in the current days, with the technological progresses advance, and the globalization. Soon after we established a relationship among the normative prevalence of Portuguese's teaching as maternal language and the emersion of the new theories as the textual Linguistics. The Theory of the Enunciation, the theory of the textual Gender and the proposals of teaching and learning according to the PCN(Parametros Curriculares Nacionais) that were elaborated according to those theories. Based on theoretical like Bakhtin (1997) Bronckart (2003), Brandao (2000) and the Marcuschi (2003), we adapted some analysis parameters. Those parameters include the categories of indication of textual gender, indication of textul kind and of the communicative purpose. In agreement with those categories we analyzed the above cited DB, where we verified that the proposals of the written production contemplate the categories that adopt. Before that we stay satisfied in have in hand necessary subsidy to of softening the student's difficulties, coming like that the acquirement of big success.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4915-
dc.date.accessioned2019-07-17T14:31:01Z-
dc.date.available2019-07-17-
dc.date.available2019-07-17T14:31:01Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLinguística textualpt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEspecializaçãopt_BR
dc.subjectTextual linguisticspt_BR
dc.subjectText productionpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectTextual genrept_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectSpecializationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Francisca Eliane Costa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe textual production from the genres: An analysis of the proposals of text production in textbook.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Francisca Eliane Costa Silva. A produção Textual a partir dos gêneros: uma análise das propostas de produção de texto em livros didáticos. 2008. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2008.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA ELIANE COSTA SILVA. TCC ESP. EM LÍNGUA PORTUGUESA 2008.pdfFrancisca Eliane Costa Silva. TCC ESP. em Língua Portuguesa.2008. 5.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.