Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4921
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRODRIGUES, E. V. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2615574994981275pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Jose Wanderley Alves de.
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, José Wanderley Alves de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2153342395005389pt_BR
dc.contributor.referee1RAMOS, Fátima Maria Elias.
dc.contributor.referee2OLIVEIRA , Rose Maria Leite de.
dc.description.resumoNo nosso país, Brasil, já faz algum tempo que o ensino do oral e previsto pelos documentos oficiais que direcionam, dentre outras, a prática pedagógica da disciplina Língua Portuguesa. No entanto, embora a fala seja, em relação a escrita, uma atividade muito mais central, isto é, ocupe um lugar de destaque nas relações mantidas cotidianamente pelas pessoas, inclusive no dia a dia das escolas, não são levadas a sala de aula sólidas reflexões a respeito dos usos dessa modalidade da língua nos diversos gêneros discursivos. Alguns desses gêneros, os orais formais, necessitam ser trabalhados de modo especial, pois não podem ser aprendidos naturalmente; devem ser tornados como objetos de ensino, portanto. O seminário, por exemplo, ainda que bastante difundido no meio escolar e acadêmico, de longa tradição, e constantemente praticado sem que um verdadeiro exercício didático tenha sido efetuado sobre as particularidades do seu conteúdo, do seu estilo e, principalmente, da sua estrutura composicional. Nesse sentido, Bakhtin (2006, 2010), Marcuschi (2008) e Dolz & Schneuwly (2010), juntamente com outros colaboradores da Escola de Genebra, foram a base desta nossa pesquisa. Com eles, procuramos responder, a partir de uma abordagem teórico-metodológica sócio discursiva, a uma série de questionamentos motivados pela observância dessa falta de planejamento e de sistematização dos gêneros orais, sobretudo do gênero oral formal seminário. O Ensino Médio surge como uma preocupação aparte, neste trabalho. O fato e que as universidades e faculdades exigem, volta e meia, que tais práticas sejam planejadas e executadas da melhor maneira possível, e, quase sempre, "os feras" (como são chamados os alunos calouros) que la chegam demonstram absoluto despreparo na produção de uma exposição oral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleOs gêneros orais formais: reflexões sobre a adoção do seminário no ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2012-12-10
dc.description.abstractIn our country, Brazil, for some time that the teaching o f oral is predicted by official documents which direct, among others, the pedagogical practice of the discipline Portuguese Language. However, although the speech it is, in relation to writing, a activity much more central, that is, occupies a prominent place in the relations maintained daily by people, inclusive on the day-to-day of the schools, are not taken to the classroom reflections solid on the uses of this modality of the language in various speech genres. Some of these genres, the formal orals, need to be worked in a special way, because can they not be learned naturally; should be taken's as objects of teaching, therefore. The seminar, for example, even though very widespread in middle school and academic, is constantly practiced without having been effected a true didactic exercise on the particularities of its content, its style and, especially, its compositional structure. In this sense, Bakhtin (2006, 2010), Marcuschi (2008) and Dolz & Schneuwly (2010), together with other employees of the School of Geneva, were the basis of our research. With them, we seek to answer, from a approach theoretical-methodological socio-discursive, the a series of questions motivated by the observance of this lack of planning and systematization of oral genres, especially of the oral formal genre, the seminar. The High School emerged as a preoccupation apart, in this work. The fact is that universities and faculties require, now and then, that such practices to be planned and executed the best possible way, and, almost always, "the beasts" (as they are called the freshman) who arrive there demonstrate absolute unpreparedness in the production of an oral expositionpt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4921
dc.date.accessioned2019-07-18T10:26:35Z
dc.date.available2019-07-18
dc.date.available2019-07-18T10:26:35Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGêneros discursivospt_BR
dc.subjectDiscurso oralpt_BR
dc.subjectGênero oral formalpt_BR
dc.subjectSeminário-ensino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectDiscursive genrespt_BR
dc.subjectOral speechpt_BR
dc.subjectFormal oral genderpt_BR
dc.subjectSeminar-teaching of Portuguese languagept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Erik Viana Carlos.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe formal oral genres: reflections on the adoption of the seminary in high school.pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Erik Viana Carlos.Os gênero orais formais: reflexões sobre a adoção do seminário no ensino médio. 2017. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ERIK VIANA CARLOS RODRIGUES. TCC ESP. EM LÍNGUA PORTUGUESA. 2012.pdfErik Viana Carlos Rodrigues. TCC. ESP. em Língua Portuguesa.2012. 7.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.