Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4924
Title: Análise linguística na sala de aula: o que revelam os discursos e as práticas.
Other Titles: Linguistic analysis in the classroom: what the discourses and practices reveal.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Charlene Braz de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Jose Wanderley Alves de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA , Rozilene Lopes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: EHRICH, Isaias de Oliveira.
Keywords: Linguística;Professores- formação linguística;Especialização;Linguistics;Teachers- language training;Specialization
Issue Date: 19-Nov-2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Charlene Braz de. Análise linguística na sala de aula: o que revelam os discursos e as práticas. 2008. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2008.
???metadata.dc.description.resumo???: Atualmente, diversos estudos anunciam uma crise no ensino de Língua Portuguesa, sobretudo nos níveis fundamental e médio. Significa dizer que os desafios impostos pela sociedade atual tem requerido um domínio mais efetivo da língua e da linguagem, enquanto possibilidade de desvelamento do mundo. Justifica-se, portanto, a necessidade de se delinear na formação linguística de professores, subsídios técnico-metodológicos com dimensão linguístico-social, capazes de favorecer o desenvolvimento cognoscitivo dos sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem da língua materna. Nesse sentido, a presente monografia, em linhas gerais objetiva analisar a qualidade da formação linguística dos professores de língua materna, tomando como eixo central a competência linguística, do ponto de vista teórico-metodológico, requerida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, assumido nas práticas desses professores no cotidiano da sala de aula. Como instrumento de coleta de dados foram realizadas entrevistas semi-estruturados e questionários junto as quatro professoras (duas do 5° ano e duas do 6° ano) de Língua Portuguesa que ensinam na E.E.E.I.F. Santa Maria Gorete, da cidade de São Jose de Piranhas - PB, para melhor compreensão de problemas com o ensino das linguagens, códigos e suas tecnologias e, especificamente, com a Língua Portuguesa com vistas ao redimensionamento de tais praticas.
Abstract: Currently, several studies herald a crisis in the teaching of Portuguese language, especially in basic and medium levels. Means that the challenges of current society have required a to unveil the world. It is therefore e need to delineate the linguistic training of teachers, allowances technical and methodological dimensional with linguistic, social, capable of teaching-learning process of mother tongue. In that sense, this monograph, in general aimed at analyzing the quality of lynchpin to linguistic competence, from a theoretical and methodological, requested by the National Curriculum Parameters, made in the practices of these teachers in the daily life of the classroom. As a tool for data collection were carried out semi-structured interviews and questionnaires with the four professors (two of 5 years and two years of 6) of the Portuguese language they teach in E.E.E.I.E.F. Santa Maria Gorete, the city of San Jose de Piranhas - PB, for better understanding of problems with the teaching of languages, codes and their technologies and, specifically, with the Portuguese language in order to resizing of such practices.
Keywords: Linguística
Professores- formação linguística
Especialização
Linguistics
Teachers- language training
Specialization
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4924
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CHARLENE BRAZ DE LIMA. TCC ESP. LÍNGUA PORTUGUESA 2008. pdfCharlene Braz de Lima. TCC ESP. em Língua Portuguesa.2008. 4.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.