Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4924
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOUSA, Jose Wanderley Alves de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, José Wanderley Alves de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2153342395005389pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA , Rozilene Lopes de.-
dc.contributor.referee2EHRICH, Isaias de Oliveira.-
dc.description.resumoAtualmente, diversos estudos anunciam uma crise no ensino de Língua Portuguesa, sobretudo nos níveis fundamental e médio. Significa dizer que os desafios impostos pela sociedade atual tem requerido um domínio mais efetivo da língua e da linguagem, enquanto possibilidade de desvelamento do mundo. Justifica-se, portanto, a necessidade de se delinear na formação linguística de professores, subsídios técnico-metodológicos com dimensão linguístico-social, capazes de favorecer o desenvolvimento cognoscitivo dos sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem da língua materna. Nesse sentido, a presente monografia, em linhas gerais objetiva analisar a qualidade da formação linguística dos professores de língua materna, tomando como eixo central a competência linguística, do ponto de vista teórico-metodológico, requerida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, assumido nas práticas desses professores no cotidiano da sala de aula. Como instrumento de coleta de dados foram realizadas entrevistas semi-estruturados e questionários junto as quatro professoras (duas do 5° ano e duas do 6° ano) de Língua Portuguesa que ensinam na E.E.E.I.F. Santa Maria Gorete, da cidade de São Jose de Piranhas - PB, para melhor compreensão de problemas com o ensino das linguagens, códigos e suas tecnologias e, especificamente, com a Língua Portuguesa com vistas ao redimensionamento de tais praticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleAnálise linguística na sala de aula: o que revelam os discursos e as práticas.pt_BR
dc.date.issued2008-11-19-
dc.description.abstractCurrently, several studies herald a crisis in the teaching of Portuguese language, especially in basic and medium levels. Means that the challenges of current society have required a to unveil the world. It is therefore e need to delineate the linguistic training of teachers, allowances technical and methodological dimensional with linguistic, social, capable of teaching-learning process of mother tongue. In that sense, this monograph, in general aimed at analyzing the quality of lynchpin to linguistic competence, from a theoretical and methodological, requested by the National Curriculum Parameters, made in the practices of these teachers in the daily life of the classroom. As a tool for data collection were carried out semi-structured interviews and questionnaires with the four professors (two of 5 years and two years of 6) of the Portuguese language they teach in E.E.E.I.E.F. Santa Maria Gorete, the city of San Jose de Piranhas - PB, for better understanding of problems with the teaching of languages, codes and their technologies and, specifically, with the Portuguese language in order to resizing of such practices.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4924-
dc.date.accessioned2019-07-18T11:04:16Z-
dc.date.available2019-07-18-
dc.date.available2019-07-18T11:04:16Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectProfessores- formação linguísticapt_BR
dc.subjectEspecializaçãopt_BR
dc.subjectLinguisticspt_BR
dc.subjectTeachers- language trainingpt_BR
dc.subjectSpecializationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Charlene Braz de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLinguistic analysis in the classroom: what the discourses and practices reveal.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Charlene Braz de. Análise linguística na sala de aula: o que revelam os discursos e as práticas. 2008. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2008.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CHARLENE BRAZ DE LIMA. TCC ESP. LÍNGUA PORTUGUESA 2008.pdfCharlene Braz de Lima. TCC ESP. em Língua Portuguesa.2008. 3.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.