Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4930
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1BARROS, Alvanira Lucia de.
dc.contributor.advisor1IDBARROS, Alvanira Lucia de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1175236007103349pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA , Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2CASTRO , Onireves Monteiro de.
dc.description.resumoCom o advento da internet surgiu um novo modo de escrever em alguns gêneros digitais, a 'internet', que tem levado gramáticos e linguistas a se questionarem sobre essa nova linguagem que está se proliferando, principalmente entre os jovens na hora de escrever na internet por ser uma linguagem de escrita simplista, abreviada e que possibilita usar diversos recursos, dentre outros, imagéticos e sonoros. Neste trabalho monográfico, refletiremos sobre as interferências ocasionadas pela 'internet' no cotidiano linguístico de sala de aula dos alunos, resultado do uso freqüente de bate-papos no MSN, Orkut, facebook e outros. Na seqüência apresentaremos os conceitos de texto e discurso, segundo Travaglia (2009) e Bakhtin (2003), as concepções de oralidade e escrita na visão de Favero et. al. (2002) e Antunes (2003), gêneros textual/discursivo, como também a abordagem que os PCN's (2000) apresentam para o trabalho com a língua materna. Discorreremos sobre o conceito de língua numa visão sócio integracionista sob a ótica de Marcuschi (2008) e suas normas mediante os vários aspectos de sua heterogeneidade segundo Faraco (2008). Conceituamos os gêneros do discurso segundo Bakhtin (2003) e os gêneros textuais na visão de Marcuschi (2004) enfatizando os elementos composicionais do enunciado, suas características e os tipos textuais que estão inseridos em um determinado gênero. Por último discorreremos sob o advento da internet e o tratamento que os PCN's (2000) dão ao ensino de língua materna, como também o surgimento de novas linguagens, segundo Marcuschi & Xavier (2005).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleDo texto ao hipertexto: Discussões pertinentes.pt_BR
dc.date.issued2012-12-12
dc.description.abstractWith the advent of the internet appeared a new way to write in some digitals genders, the 'intenetes' that has conducted grammarian and linguistics to question about this new language that is spreading, mainly among youngs in time to write in internet to be language to simple write, abreviated and possibilite to use recurse several, among others, images and sounds. In this monograph work, we going to analyse about the interference caused to 'internetes' in the linguistcs day by day to the pupils, result of the frequence use of to talking in MSN, orkut, facebook and others. In the sequence we going to the conceite of text and discuss, like Travaglia (2009) and Bakhtin (2003), the conceptions of discuss and written in the Favero's view at al. (2002) and Antunes (2003), textual genders/discuss, as so too the approach that PCN's (2000) to show to the work like the mother language. We'll speak about the conception of language in a sociointeracionsit view under Marcuschi's otic (2008) and its rules means the several aspects of its heterogenety according Faraco (2008). We conception the genders Bakhtin's discuss (2003) and the textual genders in the Marcuschi's view (2004) emphatezing the composeted elements of enunciated its characterist and the textual kinds that they are inserted in a gender determinated. At last we discovering under the advent of the internet and the treatment that PCN's (2000) it will give teach of mother language, like too the source of new languages, according Marcuschi and Xavier (2005).pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4930
dc.date.accessioned2019-07-18T15:40:55Z
dc.date.available2019-07-18
dc.date.available2019-07-18T15:40:55Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa- textopt_BR
dc.subjectHipertextopt_BR
dc.subjectGênero textual- discursivopt_BR
dc.subjectPortuguese Language - textpt_BR
dc.subjectHypertextpt_BR
dc.subjectTextual-discursive genrept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARROS, Abel Júnior Batista.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFrom text to hypertext: Relevant discussions.pt_BR
dc.identifier.citationBARROS,Abel Júnior Batista. Do texto ao hipertexto: discussões pertinentes. 2012. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ABEL JUNIOR BATISTA BARROS. TCC ESP. LÍNGUA PORTUGUESA 2012. pdfAbel Júnior Batista Barros. TCC ESP. em Língua Portuguesa 2012. 9.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.