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dc.contributor.advisor1SOUZA, Francisco Augusto de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUZA, F. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7125892371901935pt_BR
dc.contributor.advisor-co1SOUZA, Marcos Assis Pereira de.-
dc.contributor.advisor-co1IDSOUZA, M. A. P.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9554544349270438pt_BR
dc.contributor.referee1BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.-
dc.description.resumoA presente monografia trata da Educação Ambiental no ensino fundamental e médio desenvolvida, respectivamente, nas escolas publicas Dr. Jarismar G. Meio e Mauro Sampaio nas cidades de Ipaumirim e Barro, no sertão cearense, na esfera estadual e federal, no período de 2004 a 2005. A proposta desta pesquisa consiste em estudar e comparar o tipo de trabalho que se desenvolve na área de Educação Ambiental, nas escolas supracitadas da Rede Publica nas cidades de Ipaumirim e Barro, localizada correspondentemente a 420 Km e 463,5 Km da capital do Estado do Ceará, Fortaleza conforme (anexo I). Ipaumirim e Barro são, cidades que, a exemplos de outras de pequeno porte industrial e econômico, apresentam diversos problemas ambientais e não se observa quase nenhuma mobilização sócio-educacional com o intuito de tentar resolvê-los, pois ao conversamos informalmente com diretores, professores das escolas e pessoas das comunidades locais, observamos que a Educação Ambiental não e funcional. Com base nessa premissa, objetivamos caracterizar as atividades de Educação Ambiental nas escolas públicas de Ipaumirim e Barro e contribuir para valorizá-la de forma mais intensa no ensino fundamental e médio com a criação de oportunidades e propostas que expressam o desenvolver de novos trabalhos. O estudo desenvolvido apresenta-se com a seguinte estrutura: capitulo I, parte que retrata um histórico da Educação Ambiental no que se refere ao surgimento e evolução de conceitos e também uma visão da Educação Ambiental no ensino formal brasileiro; o capitulo II apresenta a Educação Ambiental com conceito, objetivos e princípios em uma visão teórico-pratica, nas escolas de Ensino Básico Dr. Jarismar Gonçalves Meio e Mauro Sampaio das cidades de Ipaumirim e Barro; o capítulo III apresenta uma amostragem da caracterização das atividades de Educação Ambiental desenvolvidas nas escolas mencionadas no período 2004 e 2005. Também mostra como se desenvolve a integração Escola-Comunidade e registra os problemas e desafio dos professores em trabalhar a Educação Ambiental com suas turmas. Neste capítulo, por ocasião da visita as entidades apresentadas foram solicitadas dados numéricos e nominais dos professores das referidas escolas, a fim de fazer o levantamento estatístico dos mesmos docentes. No ensejo apresentamos uma cópia do projeto a diretora dos estabelecimentos citados e uma solicitação através de ofícios dos dados necessários, conforme (anexo II), o que foi positivamente atendido de acordo (anexo III).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleEducação Ambiental no ensino básico: caracterização das atividades desenvolvidas nas escolas públicas: DR. Jarismar Gonçalves Melo de Mouro Sampaio nos municípios de Ipaumirim e Barro-Ceará (2004-2005).pt_BR
dc.date.issued2005-11-08-
dc.description.abstractThis monograph deals with Environmental Education in Primary and Secondary Education developed, respectively, in the public schools Dr. Jarismar G. Meio and Mauro Sampaio in the cities of Ipaumirim and Barro, in the state of Ceará, in the state and federal sphere, in the period of 2004 to The purpose of this research is to study and compare the type of work carried out in the area of ​​Environmental Education in the aforementioned schools of the Public Network in the cities of Ipaumirim and Barro, located corresponding to 420 Km and 463,5 Km of the capital of the State of Ceara, Fortaleza conforms (Annex I). Ipaumirim and Barro are cities that, as examples of others of small industrial and economic size, present several environmental problems and do not observe almost any socio - educational mobilization with the intention of trying to solve them, because in the informal conversation with Directors, Teachers of the schools and people of the local communities, we observe that Environmental Education is not functional. Based on this premise, we aim to characterize the activities of Environmental Education in the public schools of Ipaumirim and Barro and contribute to valorize it more intensely in Elementary and Middle Education with the creation of opportunities and proposals that express the development of new works. The study developed has the following structure: chapter I, part that portrays a history of Environmental Education with regard to the emergence and evolution of concepts and also a vision of Environmental Education in Brazilian formal education; Chapter II presents Environmental Education with concepts, objectives and principles in a theoretical-practical view, in Primary Schools Dr. Jarismar Gonçalves Meio and Mauro Sampaio of the cities of Ipaumirim and Barro; Chapter III presents a sampling of the characterization of the activities of Environmental Education developed in the schools mentioned in the period 2004 and 2005. It also shows how School-Community integration develops and records the problems and the challenge of the teachers in working Environmental Education with their classes. In this chapter, on the occasion of the visit the entities presented were asked for numeric and nominal data of the Teachers of the said Schools, in order to make a statistical survey of the same Teachers. we present a copy of the project to the director of the mentioned establishments and a request by means of the necessary data, according (Annex II), which was positively attended accordingly (Annex III).pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4932-
dc.date.accessioned2019-07-18T17:55:32Z-
dc.date.available2019-07-18-
dc.date.available2019-07-18T17:55:32Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEscola Dr. Jarismar Gonçalves Melopt_BR
dc.subjectEscola Mouro Sampaiopt_BR
dc.subjectEducação ambiental- Ipaumirim/Barro- Cearápt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectDr. Jarismar Gonçalves Melo Schoolpt_BR
dc.subjectMouro Sampaio Schoolpt_BR
dc.subjectEnvironmental education- Ipaumirim / Barro- Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Maura Ferreira de.-
dc.creatorCABRAL, Virlândia Nogueira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental Education in basic education: characterization of activities developed in public schools: DR. Jarismar Gonçalves Melo de Mouro Sampaio in the municipalities of Ipaumirim and Barro-Ceará (2004-2005).pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Maura Ferreira de; CABRAL, Virlândia Nogueira. Educação ambiental no ensino básico: caracterização das atividades desenvolvidas nas escolas públicas: Dr. Jarismar Gonçalves Melo e Mouro Sampaio nos municípios de Ipaumirim e Barro - Ceará(2004-2005). 2005. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em gestão ambiental para o semi-árido nordestino ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Ambiental para o Semiárido Nordestino

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MAURA FERREIRA DE LIMA; VIRLÂNDIA NOGUEIRA CABRAL. TCC ESP. GESTÃO AMBIENTAL 2005.pdfMaura Ferreira de Lima; Virlândia Nogueira Cabral. TCC ESP. em Gestão Ambiental para o Semiárido nordestino.2005. 10.15 MBAdobe PDFView/Open


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