Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4933
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBARBOSA, A. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1711018968150602pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8863482545802399pt_BR
dc.contributor.referee1TORRES, Denise Xavier.-
dc.contributor.referee2SOUZA, Fabiana Feitosa de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.barbosa-
dc.description.resumoA presente pesquisa toma por base a trajetória com o projeto PIBID - DIVERSIDADE, na área das Ciências Humanas e Sociais, através da ação pedagógica utilizando a literatura de cordel como recurso pedagógico na contextualização das escolas do campo no município de Sumé – PB. Pois o cordel é uma importante ferramenta para facilitar a aprendizagem e superar lacunas deixadas pelo ensino tradicional. Desta forma, esta pesquisa tem por objetivo relatar a experiência da produção do cordel no ensino das Ciências Humanas e Sociais na Escola do campo José Bonifácio Barbosa de Andrade e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem na sala de aula. No desenvolver da pesquisa utilizamos os pressupostos teóricos da Observação Participante e da Pesquisa-Ação em diferentes momentos. Verificou-se que a pesquisa-ação realizada foi relevante para aprendizagem dos alunos, pois os mesmos desenvolveram por meio do cordel em sala de aula uma melhor compreensão do conteúdo, expressando em estrofes um pouco dos conhecimentos populares e dos conceitos geográficos, revelando sua identidade e sentimento de pertença com a comunidade que os mesmos habitam.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleOs saberes constituídos pelos sujeitos da escola do campo: a experiência da produção do cordel no ensino das ciências humanas e sociais.pt_BR
dc.date.issued2017-05-
dc.description.abstractLa siguiente investigación tiene como base la trayectoria con el proyecto PIBID – DIBEVERSIDAD, en el área de las Ciencias Humanas y Sociales, por medio de la acción pedagógica utilizando la literatura de cordel como práctica pedagógica en la contextualización de las escuelas ubicadas en la ciudad de Sumé-PB. Pues, el cordel es una importante herramienta para facilitar el aprendizaje y llenar los espacios dejados por la enseñanza tradicional. Así, esa investigación tiene por objetivo relatar la experiencia de producción de cordel en la enseñanza de las Ciencias Humanas y Sociales en la Escuela del campo José Bonifácio Barbosa de Andrade y su contribución en el proceso de enseñanza-aprendizaje en aula de clase. Al desarrollar de la investigación utilizamos los supuestos teóricos de la Observación Participante y de la Pesquisa-Acción en diferentes ratos. Se encontró que la pesquisa-acción realizada fue pertinente para aprendizaje de los alumnos, pues ellos desarrollaran por medio del cordel en aula de clase una mejor compresión del contenido expresando en estrofas un poco de conocimientos populares y de los conceptos geográficos, subrayando su identidad y sentimiento de pertenecer a la comunidad que ellos mismo viven.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4933-
dc.date.accessioned2019-07-18T18:27:23Z-
dc.date.available2019-07-18-
dc.date.available2019-07-18T18:27:23Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectEscolas do campopt_BR
dc.subjectEnsino de ciências humanas e sociaispt_BR
dc.subjectField educationpt_BR
dc.subjectLiterature of twinept_BR
dc.subjectCountry Schoolspt_BR
dc.subjectTeaching of human and social sciencespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARBOSA, Aline de Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe knowledges constituted by the subjects of the school of the field: the experience of the production of the cord in the teaching of the human and social sciences.pt_BR
dc.identifier.citationBARBOSA, Aline de Oliveira. Os saberes constituídos pelos sujeitos da escola do campo: a experiência da produção do cordel no ensino das ciências humanas e sociais. 2017. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4933pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aline de Oliveira Barbosa - TCC Educação do Campo 2017.pdfAline de Oliveira Barbosa - TCC LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO 2017731.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.