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dc.contributor.advisor1CAVALCANTI, José Homero Feitosa.-
dc.contributor.advisor1IDCAVALCANTI, J. H. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6012032994964522pt_BR
dc.contributor.referee1COSTA, Evandro de Barros.-
dc.contributor.referee1IDCOSTA, E. B.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760364940162939pt_BR
dc.contributor.referee2RIUL, José Antonio.-
dc.contributor.referee2IDRIUL, J. A.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1577115832986997pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa constitui-se de um Sistema Inteligente desenvolvido para manipulação de um braço robótico. O sistema é formado por um braço robótico constituído por três elos, uma garra e por um tabuleiro de xadrez móvel, que auxilia o movimento do braço robótico. A abordagem utilizada na concepção do sistema foi orientada a Agentes Inteligentes. O sistema possui seis Agentes Inteligentes: o Agente Mestre que é responsável pela comunicação de seus subordinados; um Agente Inteligente para cada elo mecânico do braço; um Agente Tabuleiro que representa o tabuleiro móvel e um Agente Garra, responsável por pegar ou soltar as peças do tabuleiro. A inteligência de cada agente é implementada utilizando lógica Fuzzy, e o posicionamento do braço do robô é baseado na simetria das casas do tabuleiro de xadrez. A utilização de Agente Inteligente deixou as tarefas do sistema bem distribuídas e organizadas, possibilitando a representação qualitativa e quantitativa da posição dos braços do robô, permitindo o desenvolvimento de um sistema inteligente baseado em agentes para o controle do robô.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleControle de um braço robótico utilizando uma abordagem de agente inteligente.pt_BR
dc.date.issued2001-07-06-
dc.description.abstractThis research concerns the construction of an intelligent system developed for the manipulation of a robotic arm. The system is composed of a robotic arm divided in three parts, a magnet and a movable chess board, designed to help the movement of the robotic arm. The system is agent oriented and has six agents: one master agent, responsible for the communication among the slave agents; one intelligent agent for each part of the arm; one board agent, representing the movable chess board; and one magnet agent responsible for catching and releasing the chess pieces. The intelligence of each agent is implemented using Fuzzy Logic and the positioning of the arm is based on the symmetry of the chess board's squares. The use of intelligent agents has let the tasks of the system well distributed and organized, making it possible to have a qualitative as well as a quantitative representation of the positioning of the robotic arm, and to develop an agent based intelligent system for the control of the robotic arm.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4945-
dc.date.accessioned2019-07-19T12:30:58Z-
dc.date.available2019-07-19-
dc.date.available2019-07-19T12:30:58Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectInteligência Artificialpt_BR
dc.subjectRobôticapt_BR
dc.subjectAgente Inteligentept_BR
dc.subjectLógica Fuzzypt_BR
dc.subjectArtificial Intelligencept_BR
dc.subjectRobotpt_BR
dc.subjectSmart Agentpt_BR
dc.subjectFuzzy Logicpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSHHEIBIA, Tarig Ali Abdurrahman El.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeControl of a robotic arm using an intelligent agent approach.pt_BR
dc.identifier.citationSHHEIBIA, Tarig Ali Abdurrahman El. Controle de um braço robótico utilizando uma abordagem de agente inteligente. 2001. 97 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Programa de Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2001.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

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