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Title: Educação em solos e o ensino contextualizado com o semiárido: percepções e abordagens.
Other Titles: Soil education and contextualized teaching with the semiarid: perceptions and approaches.
???metadata.dc.creator???: BATISTA, Regiane Farias.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VITAL, Adriana de Fátima Meira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RIBEIRO, George do Nascimento.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Tarcísio Tomás Cabral de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: SANTOS, Vanderleia dos.
Keywords: Educação em solos;Pedologia e educação;Estudos de percepção solos;Education in soil  ;Pedology and education  ;Perception studies alone
Issue Date: 6-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BATISTA, Regiane Farias. Educação em solos e o ensino contextualizado com o semiárido: percepções e abordagens. 2017. 63f.(Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4955
???metadata.dc.description.resumo???: O solo é o sustentáculo da vida e dele depende, direta ou indiretamente, todos os organismos, contudo os processos de degradação, consequência das ações antrópicas insustentáveis, realizadas por descaso ou falta de informação, avançam, comprometendo a biodiversidade e a qualidade de vida de todos, sendo necessário trabalhar a popularização dos conceitos desse valioso recurso ambiental, sobretudo nas escolas de ensino regular, premissa da Educação em Solos para despertar a preocupação pela valorização e conservação desse valioso, porém ainda desconhecido, recurso ambiental. Nas escolas do Brasil, o livro didático, principal recurso pedagógico utilizado em sala de aula muitas vezes traz poucos conteúdos sobre o solo, sendo a abordagem incipiente e descontextualizada, além disso, grande parte dos professores não tem formação sobre solos para aprofundar conhecimentos dos educandos. A pesquisa objetivou analisar a abordagem do tema solos nos livros de Geografia e Ciências do ensino fundamental II, adotados na rede de ensino de duas escolas de Sumé-PB: uma pública e outra particular e verificar a percepção dos professores sobre o tema. Para o estudo de percepção com os professores, foi realizada a aplicação de questionários com roteiro semiestruturado. Foram analisados os livros adotados nas séries do 6º ao 9º ano, observando os conteúdos, exercícios, imagens e a contextualização com o Semiárido. Verificou-se que os livros analisados não organizam os conteúdos de forma a facilitar o aprendizado e as informações não são contextualizadas com a realidade local, nem trabalham atividades interativas para os educandos perceberem a importância do solo no ambiente. O estudo de percepção apontou que os professores usam mais o livro didático em suas aulas, e que carecem de capacitação sobre o tema solo para aprimorar suas aulas, promovendo diálogos sobre os conteúdos e contribuindo para o processo ensino-aprendizagem e a conservação do solo.
Abstract: The soil is the mainstay of life and depends directly or indirectly on all organisms. However, degradation processes, as a consequence of unsustainable human actions, due to lack of information or lack of information, advance, compromising biodiversity and the quality of life of all of which required the popularization of the concepts of this valuable environmental resource, especially in schools of regular education, the premise of Soil Education to awaken the concern for the valorization and conservation of this valuable but still unknown environmental resource. In the Brazilian schools, the textbook, the main pedagogical resource used in the classroom often brings little content on the ground, being the incipient and decontextualized approach, in addition, most teachers do not have training on soil to deepen the knowledge of the students. The objective of this research was to analyze the approach to the theme solos in the books of Geography and Sciences of Elementary Education II, adopted in the teaching network of two schools: one public and another private in Sumé-PB and verify the teachers' perception on the subject. For the study of perception with teachers, the questionnaires with semistructured script were applied. We analyzed the books adopted in the 6th to 9th grades, observing the contents, exercises, images and the contextualization with the Semiarid. It was verified that the analyzed books do not organize the contents in order to facilitate the learning and the information is not contextualized with the local reality nor do they work interactive activities for the students to realize the importance of the soil in the environment. The perception study pointed out that teachers use the textbook more in their classes, and that they lack training on the subject to improve their classes, promoting dialogues about contents and contributing to the teaching-learning process and soil conservation.
Keywords: Educação em solos
Pedologia e educação
Estudos de percepção solos
Education in soil  
Pedology and education  
Perception studies alone
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4955
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