Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/496
Title: João Pessoa do rio ao mar: vitrine do moderno e sensibilidades urbanas.
???metadata.dc.creator???: CRUZ, Alana Cavalcanti.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Keila Queiroz e.
???metadata.dc.contributor.referee1???: Ó, Alarcon Agra do.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CIPRIANO, Maria do Socorro.
Keywords: João Pessoa;Vitrine;Moderno;Cidade de João Pessoa - crescimento;História Oral - Cidade de João Pessoa;João Pessoa - Rio Sanhauá - Tambaú - Manaíra;História da Cidade de João Pessoa
Issue Date: Apr-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CRUZ, A. C. João Pessoa do rio ao mar: vitrine do moderno e sensibilidades urbanas. 119 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa foi movida pela inquietação com relação à mutação da vitrine do moderno da cidade de João Pessoa do entorno do Rio Sanhauá, para a área litorânea entre Tambaú e Manaíra. A nossa vinculação à linha de pesquisa Cultura e Cidade, bem como a identificação coma história cultural, nos orientou teórico-metodologicamente, no sentido de reconhecer a cidade como um texto (CERTEAU, 2014) e buscar as diversas representações citadinas, fundamentadas nas experiências dos moradores fluviais e dos moradores litorâneos. Recorremos também às fontes bibliográficas e jornalísticas, de modo a dar visibilidade à heterogeneidade discursiva e imagética referente à cidade de João Pessoa. Utilizamos a metodologia da história oral, inspirados em BOSI (2003) e MONTENEGRO (1992) para dar vozes ao passado (THOMPSON, 1992) e apresentar a polissemia do texto citadino pessoense no passado e no presente. No que diz respeito às motivações da mudança da vitrine do moderno do centro para o litoral, a investigação nos apontou múltiplas possibilidades materiais e simbólicas, tais como, a construção de equipamentos modernos, como a Avenida Epitácio Pessoa, a construção do Hotel Tambaú e os transportes urbanos, no campo do imaginário urbano, a crença na cartografia litorânea como paisagem mais sedutora e mais convidativa para se transformar em moradia das elites pessoenses foi determinante para o progressivo processo de enobrecimento do litoral e marginalização do centro que continua em expansão na contemporaneidade.
Keywords: João Pessoa
Vitrine
Moderno
Cidade de João Pessoa - crescimento
História Oral - Cidade de João Pessoa
João Pessoa - Rio Sanhauá - Tambaú - Manaíra
História da Cidade de João Pessoa
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
Ciências Humanas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/496
Appears in Collections:Mestrado em História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALANA CAVALCANTI CRUZ – DISSERTAÇÃO (PPGH) 2015.pdf4.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.