Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4960
Title: Da glória ao declínio do perímetro irrigado Icó-Lima Campos:Ocupação, economia e impactos sócio-ambientais.
Other Titles: From glory to the decline of the irrigated perimeter Icó-Lima Campos: Occupation, economy and socio-environmental impacts.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Fabiana Maria da.
BRITO, Maria Erineide Ferreira.
ARAÚJO, Maria Valmira Gonçalves de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUZA, Francisco Augusto de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
Keywords: Irrigação - Icó - Lima Campos - Ceará;Impacto Ambiental- Perímetro irrigado;Irrigation- Icó - Lima Campos - Ceará;Environmental Impact - Irrigated perimeter
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Fabiana Maria da. Da glória ao declínio do perímetro irrigado Icó-Lima Campos: ocupação, economia e impactos sócio-ambiental. 2005. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental para o Semi-Árido Nordestino) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta monografia analisa o trabalho feito pelo DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) no Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos e as políticas desenvolvidas por este órgão nesta pequena área do sertão nordestino. Esta análise parte de uma pesquisa empírica entre funcionários do DNOCS e irrigantes da área de estudo. Primeiramente, necessitava-se fundamentar bibliograficamente o que é irrigação, para posteriormente, de posse de uma concepção positiva e prática, pesquisar e descobrir se foi um projeto viável a todos ou apenas mais um projeto governamental sem perspectivas de um futuro promissor. O despertar para este trabalho iniciou-se a partir de relatos através de pessoas envolvidas diretamente com a causa e sofrimento a qual passa hoje o irrigante, que antes no início da construção do canal teve um período de desenvolvimento, fazendo assim crescer a economia local e regional e hoje encontra-se em situação agonizante, com técnicas rudimentares e pouco interesse por parte dos governantes e falta de políticas de incentivos aos irrigantes. Seguindo-se com as pesquisas bibliográficas, descobre-se situações semelhantes em outras áreas de implantação de Perímetro de Irrigação, o que veio a facilitar e enriquecer o trabalho, com a opinião de outros autores ocorreu um enriquecimento louvável a pesquisa apresentada. Todas as etapas as quais dividiu-se este trabalho, levaram a atingir os objetivos: sistematizar os conhecimentos pesquisados sobre o processo histórico e o geográfico do perímetro e a inter-relação desse processo com a sociedade de forma geral, em um segundo momento foi visto a situação gritante do irrigante e a falta de recursos para aplicar na área implantada e o desestimulo dos filhos destes em levar a frente o trabalho no campo, já que hoje em dia os avanços tecnológicos crescem cada vez mais e as perspectivas do trabalho no campo cada vez mais perde espaço para os grandes investimentos direcionados a cidade. Diante de tudo isto espera-se que haja alguma política pública voltada ao desenvolvimento do campo, e por conseguinte um melhor desenvolvimento socioeconômico deste setor, resgatando um pouco do espírito empreendedor e desenvolvimentista do homem do campo.
???metadata.dc.description.resumen???: Esta monograffa analiza el hecho de trabajo para DNOCS (la Section National de Trabajos Contra las Sequedades) en el PERIMETRO Irrigado Ico-Lima Campos y la politica desarrolladas por este organo en este area pequena del nativo interior de Brasil nororiental. Este analisis sale de una investigation empirica entre los empleados de DNOCS y irrigantes del area del estudio. Primeramente, se necesitaba basar bibliograficamente que es irrigation, para despues, de propiedad de un positivo y conception practica, investigar y ser descubierto fueron un proyecto viable a todos o simplemente mas un proyecto gubernamental sin perspectivas de un futuro prometedor. El despertar para este trabajo empezo empezando de los informes a traves de las personas involucro directamente con la causa y sufriendo que pasos el irrigante hoy, que antes de al principio de la construction del he/she del cauce tenia un periodo de desarrolio y hace asi crecer la economia local y regional y hoy el he/she se encuentra en situation agonizante, con las tecnicas rudimentarias y el interes pequefio por parte de los gobernantes y extrafia de politica de incentivos el irrigantes. Siguiendose con las investigaciones bibliograficas, el he/she se descubre situaciones similares en otro las areas de implantation de Perimetro de Irrigation, lo que vino facilitar y enriquecer el trabajo, con el otro la opinion de autores que paso un enriquecimiento laudable la investigation presentada. Todas las fases que los he/she dividieron este trabajo, tomo para alcanzar los objetivos: para sistematizar el conocimiento investigado sobre el proceso historico y el geografico en un segundo momento se vio el gritate de la situation del irrigante y la falta de recursos para aplicar en el area implantada y los desestimelo de los nifios de esto tomando el frente el trabajo en el campo del perimetro y la interrelation de ese proceso con la sociedad de una manera general, desde que hoy dia los progresos tecnologicos crecen cada vez mas y las perspectivas del trabajo en el campo pierden espacio cada vez mas para las grandes inversiones dirigidas la ciudad. Antes de todo esto se espera que hay alguna politica publica devuelta al desarrolio del campo, y por consiguiente un desarrolio socio-economico mejor de esta section, rescatando un poco del espiritu emprendedor y el hombre del desenvolvimentista del campo.
Keywords: Irrigação - Icó - Lima Campos - Ceará
Impacto Ambiental- Perímetro irrigado
Irrigation- Icó - Lima Campos - Ceará
Environmental Impact - Irrigated perimeter
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4960
Appears in Collections:Especialização em Gestão Ambiental para o Semiárido Nordestino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABIANA MARIA DA SILVA - TCC ESP. GESTÃO AMBIENTAL 2005.pdfFabiana Maria da Silva. TCC ESP. em Gestão Ambiental para o Semi-Árido Nordestino.2005. 16.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.