Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4974
Title: Cultura corporal nas escolas do campo: o uso dos jogos teatrais como conteúdo integrador.
Other Titles: Body culture in rural schools: the use of theatrical games as integrating content.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Anderson Batista de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Patrícia de Jesus Costa dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MORAIS, Patrícia de Farias Sousa.
Keywords: Cultura Corporal;Tetaro e educação;Educação do Campo;Body Culture  ;Tetaro and education  ;Field educatio
Issue Date: 22-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Anderson Batista de. Cultura corporal nas escolas do campo: o uso dos jogos teatrais como conteúdo integrador. 2017. 63f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4974
???metadata.dc.description.resumo???: A vivência em sala de aula oferecida pela docência compartilhada, uma das ações do projeto PIBID Diversidade, nos coloca diante de uma problemática corriqueira nas escolas de educação básica do campo, bem como das zonas urbana, que é a questão da aprendizagem que se encontra desfavorecida mediante a apatia dos educandos diante de metodologias tradicionais de ensino ou de outros fatores. Diante desse quadro problemático surgiu o questionamento: Como atrair a atenção e o interesse dos alunos diante dos conteúdos apresentados em sala de aula? Desta forma, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar a importância dos jogos teatrais como facilitador no processo de ensino aprendizagem na área de Linguagens e Códigos. Quanto aos objetivos específicos: foram apresentar experiências no tocante a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação; compreender o valor pedagógico inerente à experiência teatral como prática educativa. Para tanto foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como lócus a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jornalista José Leal Ramos, situada no município de São João do Cariri, estado da Paraíba. Os sujeitos da pesquisa foram professora da área de Linguagens e Códigos do Ensino Fundamental II que ministram as aulas de Língua Portuguesa e Cultura Corporal e 19 alunos do 2º ano do Ensino Médio da referida Escola. Como instrumentos para a coleta dos dados, foram utilizados um roteiro e um diário de campo, no qual foram anotados todas as informações referentes a sequência didática das atividades realizadas. Todas as informações colhidas durante o período de pesquisa foram interpretadas através da análise de conteúdos de Bardin. A realização dos Jogos Teatrais como atividades de motivação para as aulas de leitura literária representou um recurso lúdico que enriqueceu de maneira bastante agradável os momentos de aprendizagem, possibilitando aos educandos (as) um estímulo ao desenvolvimento de várias habilidades. Percebemos com esse estudo, o interesse e a participação efetiva dos discentes ao longo da execução das estratégias de leitura, a exemplo dos Jogos Teatrais, um espaço de aprendizagem que vem desenvolvendo práticas leitoras cativantes e mediadas.
Abstract: The classroom experience offered by shared teaching, one of the actions of the PIBID project diversity, puts us on a common problem in schools of basic education of the field, as well as urban areas, that is the question of learning that is disadvantaged by the apathy of students on traditional methodologies of teaching or other factors. Given this problematic framework emerged the questioning: how to attract the attention and interest of students on the content displayed in the classroom? In this way, the overall objective of this research was to analyze the importance of theatre games as a facilitator in the process of learning education in the area of languages and codes. As specific objectives: to present experiences regarding playfulness, perception, expressiveness and imagination; understand the pedagogical value inherent in the theatrical experience as educational practice. For both a qualitative research with the locus to State School of elementary and high school Loyal journalist José Ramos, in the municipality of São João do Cariri, Paraíba State. The subjects of the research were a teacher of Languages and codes from area elementary school II providing the Portuguese Language and culture classes and 19 students of 2nd year high school students of that School. As instruments for data collection, we used a script and a field journal, in which were noted all information regarding didactic sequence of activities. All information collected during the survey period were interpreted through the analysis of content of Bardin. The realization of theatre games as motivational activities to literary reading classes represented a playful feature which has enriched very pleasant moments of learning, allowing learners a encouraging the development of several skills. We realize with this study, the interest and the effective participation of students along the implementation of reading strategies, like the Theatrical Games, a learning space that has been developing captivating readers and mediated practices.
Keywords: Cultura Corporal
Tetaro e educação
Educação do Campo
Body Culture  
Tetaro and education  
Field educatio
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4974
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDERSON BATISTA DE SOUSA - TCC Educação do Campo 2017.pdfAnderson Batista de Sousa - TCC Educação do Campo 2017974.94 kBUnknownView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.