Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4975
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDQUEIROZ, E. G. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8706329751612649pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Erivan.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, E.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1339301590700551pt_BR
dc.contributor.referee1COUTINHO, Denise Maria Duarte.-
dc.contributor.referee2SOUSA, Diego Bruno de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.queiroz-
dc.description.resumoEste trabalho vem falar sobre o papel da música como elemento de inclusão social, principalmente, na vida dos sujeitos surdos. Nesse contexto, fizemos uma pesquisa sobre a influência da música na vida de duas pessoas com surdez, as quais nos ajudaram nessa pesquisa através de um trabalho de campo. Isso me fez ver como a música está presente na vida dos surdos. A partir disso criamos uma questão, por que não existe uma Educação Musical para Surdos? Isso passou a ser o problema de pesquisa que norteou todo o nosso trabalho. Também pesquisamos um pouco sobre a Educação musical no Brasil, sobre a lei 11.769/08 que foi aprovada desde 2008 e que, em muitos lugares do país ela ainda não está sendo executada. Outro fato muito interessante é que o PCN de artes não trata a fundo o problema da inclusão dos deficientes, especialmente, auditivos através da música. Fato que me chamou muito a atenção, mas o foco maior do meu trabalho foi a questão da música na vida dessas pessoas que para muitos não escutam música. Assim, esse trabalho visar mudar a opinião de muitas pessoas que pensavam que os surdos e a música são caminhos por natureza excludentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleA música como instrumento para a ascensão e inclusão de deficientes auditivos: um estudo de casos.pt_BR
dc.date.issued2017-09-21-
dc.description.abstractThis paper discusses the role of music as an element of social inclusion, especially in the lives of deaf individuals. In this context, we did research on the influence of music on the lives of two deaf people, who helped us in this research through field work. This made me see how music is present in the lives of the deaf. From this we have created a question, why is there no Musical Education for the Deaf? This became the research problem that guided all our work. We also researched a little about Music Education in Brazil, about Law 11.769 / 08 that was approved since 2008 and that, in many places of the country, it is still not being performed. Another very interesting fact is that the arts NCP does not deal in depth with the problem of inclusion of the disabled, especially, hearing through music. A fact that caught my attention, but the main focus of my work was the issue of music in the lives of those people who for many do not listen to music. Thus, this work aims to change the opinion of many people who thought the deaf and the music are ways by nature excluding.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4975-
dc.date.accessioned2019-07-22T11:06:56Z-
dc.date.available2019-07-22-
dc.date.available2019-07-22T11:06:56Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectMúsica e educaçãopt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectSurdos e músicapt_BR
dc.subjectMúsica na escolapt_BR
dc.subjectspecial education  pt_BR
dc.subjectinclusive education  pt_BR
dc.subjectEducation for the deaf  pt_BR
dc.subjectMusic and education  pt_BR
dc.subjectDeafness  pt_BR
dc.subjectDeaf and Music  pt_BR
dc.subjectMusic at schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorQUEIROZ, Érico Gustavo Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMusic as an instrument for the ascent and inclusion of the hearing impaired: a case study.pt_BR
dc.identifier.citationQUEIROZ, Érico Gustavo Sousa. A música como instrumento para a ascensão e inclusão de deficientes auditivos: um estudo de casos. 2017. 35f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4975pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÉRICO GUSTAVO SOUSA QUEIROZ - TCC Educação do Campo 2017.pdfÉrico Gustavo Sousa Queiroz - TCC Educação do Campo 2017371.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.