Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4977
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSIQUEIRA, F. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1567034116217516pt_BR
dc.contributor.advisor1CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.contributor.advisor1IDCAVALCANTE, N. I. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3274805623219013pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.referee2SILVA, Patrício José Felix da.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.siqueira-
dc.description.resumoEste trabalho busca mostrar, a partir de um caso, as contribuições do PIBID Diversidade para o Ensino de Ciências nas escolas do Campo. Para isso, iremos descrever os planejamentos, aplicações e resultados, de situações didático-pedagógicas realizadas a partir do subprojeto - Ciências da Natureza e Matemática, que desenvolve suas ações na Unidade Municipal de Educação do Campo - José Bonifácio Barbosa de Andrade, que está localizada no distrito de PIO X, no município de Sumé - PB. A pretensão com esse trabalho, além de outras coisas, foi a de uma aproximação teórico-metodológica entre os pressupostos da Educação do Campo e as bases didáticas que direcionam os princípios do Ensino de Ciências nas escolas. Nossa abordagem metodológica foi qualitativa, do tipo estudo de caso, onde as análises buscaram apontar as potencialidades das ações aplicadas para um ensino de Ciências na escola, mais atrativo, motivador, dinâmico e contextualizado, respeitando a construção do conhecimento em grupo e individual a partir de vivências concreta de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleContribuições do PIBID diversidade para o ensino de ciências nas escolas do campo: o caso da unidade municipal de educação José Bonifácio Barbosa de Andrade.pt_BR
dc.date.issued2017-05-11-
dc.description.abstractThis paper tries to show, from a case, the contributions of the PIBID Diversity for the Teaching of Sciences in the schools of the Field. For this, we will describe the planning, applications and results of didactic-pedagogical situations carried out from the subproject Nature Sciences and Mathematics, which develops its actions in the Municipal Field Education Unit - José Bonifácio Barbosa de Andrade, which is located In the district of PIO X, in the municipality of Sumé - PB. The pretension with this work, besides other things, was that of a theoretical-methodological approach between the assumptions of the Field Education and the didactic bases that guide the principles of Science Teaching in schools. Our methodological approach was qualitative, of the case study type, where the analyzes sought to point out the potentialities of the applied actions for a science teaching in the school, more attractive, motivating, dynamic and contextualized, respecting the construction of the knowledge in group and individual from Of concrete learning experiences.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4977-
dc.date.accessioned2019-07-22T11:31:01Z-
dc.date.available2019-07-22-
dc.date.available2019-07-22T11:31:01Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEscolas do Campopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectPIBID diversidadept_BR
dc.subjectField education  pt_BR
dc.subjectCountry Schools  pt_BR
dc.subjectScience teaching  pt_BR
dc.subjectPedagogical practice  pt_BR
dc.subjectPIBID diversitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSIQUEIRA, Fabiana Alves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeContributions of the PIBID diversity to the teaching of science in the rural schools: the case of the municipal education unit José Bonifácio Barbosa de Andrade.pt_BR
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Fabiana Alves. Contribuições do PIBID diversidade para o ensino de ciências nas escolas do campo: o caso da unidade municipal de educação José Bonifácio Barbosa de Andrade. 2017. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4977pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABIANA ALVES SIQUEIRA - TCC Educação do Campo 2017.pdfFabiana Alves Siqueira - TCC Educação do Campo 2017785.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.