Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4981
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, R. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7511477837028109pt_BR
dc.contributor.advisor1ANDRADE, Valéria de.-
dc.contributor.advisor1IDANDRADE, V.pt_BR
dc.contributor.referee1NEGREIROS, Mônica Martins.-
dc.contributor.referee2DANTAS, Nadege da Silva.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.sousa-
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa tem por objetivo reconhecer e promover a importância da leitura como objeto de múltiplos benefícios para a convivência social, enaltecendo sua importância e revelando uma grande preocupação para a sociedade contemporânea. Com o advento das novas tecnologias, a falta de gosto pela leitura torna-se um problema que precisa ser debatido e encarado de frente, para que possíveis soluções possam ser lançadas a fim de sanar ou amenizar a inferiorização da leitura de vários gêneros textuais e, em específico, a do texto literário, entre eles, os folhetos de cordel, de uma perspectiva meramente instrumental que desconsidera a possibilidade da leitura como algo bom e prazeroso para o educando. Diante desta problemática, vislumbra-se a construção de pontes entre a literatura de cordel e as novas tecnologias, tão próximas dos/as alunos/as. A experiência visou promover o diálogo entre as práticas leitoras e as tecnologias, a partir da intervenção em dois grupos de mesma série, de escolas diferentes, aplicando-se o mesmo conteúdo. No grupo de controle, foram feitas apenas observações para analisarmos as variantes de engajamento, participação e etc. No grupo de estudo, promovemos momentos de leitura de cordel, releituras e discussões acerca de problemas sociais que pudessem ser solucionados a partir de ações em consonância com as tecnologias e a leitura de folheto de cordel. Realizadas essas ações com folhetos e o suporte do jogo sério, comparou-se as práticas que um grupo e outro vinham desenvolvendo, revelando que o grupo de estudo que participou das ações de leitura e experiências tecnológicas de jogos sérios, demonstrou um despertar pra questões sociais, desencadeando um interesse pela literatura de cordel.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titlePráticas de leitura e escrita inovadoras: uma experiência com poesia de cordel e jogo sério na escola do campo.pt_BR
dc.date.issued2017-09-20-
dc.description.abstractThis research aims to recognize and promote the importance of reading in multiple benefits for social coexistence, to emphasize your importance and revealing a great concern for contemporary society. With the advent of new technologies, lack of taste for reading becomes a problem that needs to be debated and taken forward, so that possible solutions may be released in order to remedy or mitigate the inferiorization of several text genres and, in specific the literary text, among them, the cordel booklets, a merely instrumental perspective that disregards the possibility of reading as something good and pleasurable to the learner. On this issue, there is the building of bridges between the cordel literature and new technologies, so close of students. The experiment aimed to promote dialogue between readers and technology practices, from intervention in two groups of the same series, from different schools, applying the same content. In the control group, were made only notes to look at variants of engagement, participation and etc. In the study group, we promote reading moments of twine, readings and discussions about social problems that could be solved from actions in line with the technologies and the reading of the string. Performed these actions with leaflets and the serious game, compared the practice to a group and another came, revealing that the study group that participated in the actions of reading and technological experiences of serious games, demonstrated an awakening to issues social, triggering an interest by the cordel literature.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4981-
dc.date.accessioned2019-07-22T12:48:47Z-
dc.date.available2019-07-22-
dc.date.available2019-07-22T12:48:47Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.subjectAplicativo educativopt_BR
dc.subjectReading and writing  pt_BR
dc.subjectEncouraging reading  pt_BR
dc.subjectEducational applicationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Rafael Barros de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInnovative reading and writing practices: an experience with string poetry and serious play in the country school.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Rafael Barros de. Práticas de leitura e escrita inovadoras: uma experiência com poesia de cordel e jogo sério na escola do campo. 2017. 75f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4981pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAFAEL BARROS DE SOUSA - TCC Educação do Campo 2017.pdfRafael Barros de Sousa - TCC Educação do Campo 20171.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.