Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4983
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, R. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8014492043289600pt_BR
dc.contributor.advisor1MEDEIROS, Carolina Silva de.-
dc.contributor.advisor1IDMEDEIROS, Carolina Silva de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3775370812173796pt_BR
dc.contributor.referee1GARCIA JÚNIOR, Emilson Ferreira.-
dc.contributor.referee2SILVA, Isaac Alexandre da.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.silva2-
dc.description.resumoO Transtorno do Espectro Autista é uma síndrome comportamental que possui etiologias diferentes e características que apresenta prejuízos qualitativos e quantitativos na interação social, na comunicação e no comportamento.Entretanto, o seu desenvolvimento educacional inclusivo se constitui como um desafio a todos, tendo em vista que a inclusão escolar está apresentada como um sistema educacional de reestruturação das escolas, no qual se acredita que a inclusão escolar pode proporcionaroportunidades de aprendizagem e desenvolvimento. Este estudo teve por objetivo identificar e analisar o processo de desenvolvimento da criança com TEA no âmbito escolar. Para tanto foi desenvolvido um estudo de caso realizado na Escola Municipal da cidade de Amparo-PB, que tem entre seus alunos uma criança com TEA. Para obtenção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a professora, a monitora e a mãe da criança e observações na sala de aula e no intervalo escolar. Os resultados das análises do estudo contribuíram para entendermos como acontece o desenvolvimento da criança com TEA no âmbito escolar e o processo de inclusão. Sugerem-se novos estudos sobre a intervenção, o preparo/formação dos professores e a relação família-escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleO desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista no âmbito escolar e o processo de inclusão.pt_BR
dc.date.issued2017-05-23-
dc.description.abstractAutistic Spectrum Disorder is a behavioral syndrome that has different etiologies and characteristics that present qualitative and quantitative impairments in social interaction, communication and behavior. However, its inclusive educational development is a challenge for all people, since school inclusion is presented as an educational system of school restructuring, in which it is believed that school inclusion can provide opportunities for learning and development. This study is aimed to identify and analyze the developmental process of the child with ASD in school. For that, a case study was developed at the Municipal School of the city of Amparo-PB, which has among its students a child with ASD. To obtain the data, we conducted semi-structured interviews with the teacher, the monitor and the mother of the child and observations in the classroom and in the school interval. The results of this study analysis contributed to understand how the development of the child with ASD in school and the process of inclusion occurs. We suggest new studies on intervention, teacher training and family-school relations.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4983-
dc.date.accessioned2019-07-22T13:21:16Z-
dc.date.available2019-07-22-
dc.date.available2019-07-22T13:21:16Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro do autismopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectspecial education  pt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorder  pt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Ranieli Batista da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe development of the child with autism spectrum disorder in the school environment and the inclusion process.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Ranieli Batista da. O desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista no âmbito escolar e o processo de inclusão. 2017. 63f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4983pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RANIELI BATISTA DA SILVA - TCC Educação do Campo 2017.pdfRanieli Batista da Silva - TCC Educação do Campo 2017371.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.