Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4984
Title: Produção de recursos didáticos para ensino de geografia nas escolas do campo.
Other Titles: Production of didactic resources for teaching geography in rural schools.
???metadata.dc.creator???: CARNEIRO, Iris Barbosa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALENCAR, Álisson Clauber Mendes de.
Keywords: Ensino de Geografia;Recursos didáticos;Escolas do campo;Educação do Campo;Geography teaching;Didactic resources;Country Schools;Field Education
Issue Date: 4-May-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CARNEIRO, Iris Barbosa. Produção de recursos didáticos para ensino de geografia nas escolas do campo. 2017. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4984
???metadata.dc.description.resumo???: O ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais, mas para que o ensino desta disciplina seja proveitoso devem-se considerar as necessidades dos alunos, o dia-a-dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino de qualidade na Geografia. Desta forma, essa pesquisa tem por objetivo apresentar a pesquisa-ação intitulada como: “Produção de Recursos Didáticos no Ensino de Geografia para as Escolas do Campo” que foi desenvolvido no âmbito da Licenciatura em Educação do Campo na área das Ciências Humanas e Sociais, especificamente no ensino de Geografia. O mesmo, tem por objetivo a produção e experimentação de recursos didáticos no ensino de Geografia para as escolas do campo, enfocando a importância de produzir e utilizar recursos didáticos contextualizados no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia nas escolas do campo, o mesmo foi desenvolvido na Unidade Municipal de Ensino Infantil e Fundamental José Bonifácio Barbosa de Andrade, localizada na comunidade PIO X no município de Sumé - PB. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação que está dividido em momentos de capacitações/ produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Esperamos que, diante do desenvolvimento desta pesquisa que os recursos didáticos produzidos sejam utilizados nas aulas de Geografia, em articulação com a Educação do Campo, tornando-se um potencial no processo de ensino-aprendizagem da comunidade escolar como um todo.
Abstract: Geography teaching in rural schools is extremely important for students to understand the elements that make up the geographic space, that is, the world and its social and environmental problems, but about this subject to be useful,( If we consider the needs of the students), the day-to-day, because it is making the relationship with the environment in which they live that it is possible to have a quality education in it. In this way, this research aims to present the action research titled as: "Production of Didactic Resources in the Teaching of Geography for the Schools of the Field" that was developed within the scope of the Degree in Field Education in the area of Human and Social Sciences, Specifically in the teaching of Geography, the same, has the objective of producing and experimenting didactic resources in the teaching of Geography to the rural schools, focusing on the importance of producing and using didactic resources contextualized in the teaching-learning process in the Geography classes in the Rural schools, the same was developed in the Municipal Infant and Fundamental Education Unit José Bonifácio Barbosa de Andrade, located in the community PIO X in the municipality of Sumé - PB. To carry out this research, we use the qualitative research assumptions, through action research that is divided into moments of training / production and experimentation in the academic and school contexts. We hope that in the development of this research, the didactic resources produced will be used in Geography classes, in articulation with the Field Education, becoming a potential in the process about this subject.
Keywords: Ensino de Geografia
Recursos didáticos
Escolas do campo
Educação do Campo
Geography teaching
Didactic resources
Country Schools
Field Education
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4984
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IRIS BARBOSA CARNEIRO - TCC Educação do Campo 2017.pdfIris Barbosa Carneiro TCC - EDUCAÇÃO DO CAMPO 2017995.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.