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Title: Variação linguística e ensino: registros de uma experiência em salas de aula do ensino fundamental e médio.
Other Titles: Linguistic variation and teaching: records of an experience in primary and secondary school classrooms.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Viviane Maria Almeida Rocha da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NEGREIROS, Mônica Martins.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ANDRADE, Valéria.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DANTAS, Nadege da Silva.
Keywords: Variação linguística;Linguística e educação;Preconceito linguístico;Fala e escrita;Linguistic variation  ;Linguistics and education  ;Linguistic prejudice  ;Speech and writing
Issue Date: 19-Oct-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Viviane Maria Almeida Rocha da. Variação linguística e ensino: registros de uma experiência em salas de aula do ensino fundamental e médio. 2016. 68f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4985
???metadata.dc.description.resumo???: Pretende-se através deste trabalho analisar o tratamento atribuído ao fenômeno da variação linguística, em sala de aula, por meio de observações, aplicação de questionário e investigação das formas de abordagem sobre o tema nos livros didáticos. Intenciona-se, ainda, verificar a presença das marcas da oralidade nas produções textuais escritas dos alunos do Ensino Fundamental e Médio, em duas turmas, (6º. e 1º anos), respectivamente, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jornalista José Leal Ramos, situada no Município de São João do Cariri – PB, campo de aplicação da pesquisa. Para tanto, respaldamos os nossos estudos em (BAGNO,1999; 2002; 2007; 2008), (BORTONI-RICARDO, 2004; 2005), (MARCUSCHI, 2001; 2005; 2010), (ANTUNES, 2003; 2005; 2007), dentre outros. Por meio da pesquisa de campo e a análise dos dados coletados é possível constatar lacunas no trabalho com a variação linguística, em sala de aula, e a imposição de um modelo ideal de língua (a norma padrão). Nesta direção, é importante que se realize um trabalho sobre este fenômeno, nas escolas, a fim de evitarmos a disseminação do preconceito linguístico entre os próprios alunos e a comunidade na qual estão inseridos. É preciso avaliar todas as formas de uso da língua em função de um contexto, de uma situação de comunicação, como sendo formas, igualmente, eficazes de comunicação, considerando que a língua varia e muda sempre que se fizer necessário. Após algumas análises, observamos ainda que é notória a presença de elementos transferidos da fala para a escrita, nas produções textuais dos alunos, o que, de certo modo, pode ser explicado pela falta de conhecimento sobre as relações existentes entre essas duas modalidades da língua, ou sobre as características específicas de cada uma. A rapidez com que falamos e apagamos alguns fonemas ou os mudamos, a espontaneidade, característica natural da fala, tudo isso, também pode contribuir para o uso de elementos orais nas produções escritas (abreviações, repetições, uso abundante de elementos de ligação etc.) ou para justificar a grafia, mais próxima da língua oral, de algumas palavras.
Abstract: This work intends to analyze the treatment assigned to linguistic variation in classroom context, through observations, questionnaire and investigation of ways of approaching that topic in textbooks. It intends also to verify the presence of speech marks in written text productions of elementary and high school students of two classes, (elementary 6th degree and high school 1st degree), respectively, of the Elementary and Secondary Education State School Journalist José Leal Ramos, placed in São João do Cariri - PB, the research field. For this purpose, this study is supported by (BAGNO, 1999; 2002; 2007; 2008), (BORTONI-RICARDO, 2004; 2005), (MARCUSCHI, 2001; 2005; 2010), (ANTUNES, 2003; 2005; 2007), among others. Through field research and data analysis it was possible to see gaps in working with linguistic variation in the classroom, and the imposition of an ideal model of language (the standard variety). In this sense, it is important to conduct a study on this phenomenon, in schools, in order to avoid the spread of linguistic discrimination among students and the community in which they live. It is necessary to consider all language usage varieties due to the context of a communication situation, as being equally effective varieties of communication, taking into consideration that the language varies and changes whenever it is necessary. After some analysis, it was also observed that it is evident the presence of speech elements transferred for writing, in the students textual productions, which, in some way can be explained by the lack of knowledge about the relationship between these two language modalities or about the specific characteristics of each one. The speed with which we speak, we delete some phonemes or change them, the spontaneity, natural characteristic of speech, all of this can also contribute to the use of speech elements in written productions (abbreviations, repetitions, abundant use of linkers etc.) or to justify the spelling some words closer to the spoken language.
Keywords: Variação linguística
Linguística e educação
Preconceito linguístico
Fala e escrita
Linguistic variation  
Linguistics and education  
Linguistic prejudice  
Speech and writing
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4985
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