Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4987
Title: Licenciatura interdisciplinar em educação do campo da Universidade Federal de Campina Grande: possibilidades e desafios na formação da área de conhecimento das ciências humanas e sociais.
Other Titles: Interdisciplinary degree in education of the field of the Federal University of Campina Grande: possibilities and challenges in the formation of the area of knowledge of the human and social sciences.
???metadata.dc.creator???: MENEZÊS, Mariana Carla Leite.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
???metadata.dc.contributor.referee2???: TORRES, Denise Xavier.
Keywords: Licenciatura em educação do campo;Educadores do campo;Lecampo - ciências humanas e sociais;Bachelor's degree in field education  ;Educators of the field  ;Lecampo - human and social sciences
Issue Date: 22-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MENEZÊS, Mariana Carla Leite. Licenciatura interdisciplinar em educação do campo da Universidade Federal de Campina Grande: possibilidades e desafios na formação da área de conhecimento das ciências humanas e sociais. 2017. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4987
???metadata.dc.description.resumo???: O curso de Licenciatura em Educação do campo é voltado para formar profissionais para atuarem nas escolas do campo, tendo uma formação diferenciada das outras licenciaturas, pois a Licenciatura em Educação do Campo visa formar sujeitos para atuarem por érea de conhecimento e não por disciplinas isoladas, gerando assim uma maior amplitude na área de atuação dos profissionaisegressos do curso. Partindo do pressuposto de que a Licenciatura em Educação do Campo tem por objetivo formar professores para atuarem por Área de Conhecimento, nos surgiu a inquietação de entendermos como se dá a formação por área de conhecimento no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande, especificamente na área de Ciências Humanas e Sociais. Desta forma, a pesquisatem por objetivo realizar um diagnóstico da formação por área de conhecimento da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina, especificamente na área das Ciências Humanas e Sociais, tendo por base, as concepções dos professores formadores que atuam diretamente no processo de formação dos alunos ingressos na referida área de conhecimento. Na pesquisa foi utilizado os pressupostos da pesquisa qualitativa, através de um levantamento bibliográfico e arealização da pesquisa de campo com aplicação de questionários aos professores da Licenciatura em Educação do Campo que atuam na área das Ciências Humanas e Sociais. A pesquisa identifica a necessidade de haver uma interdisciplinaridade entre as disciplinas, tendo por objetivo fortalecerárea de conhecimento das Ciências Humanas e Sociais no âmbito da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo.
Abstract: The Bachelor's Degree in Education in the field is aimed at training professionals to work in the rural schools, having a differentiated training of other bachelor's degrees, since the Degree in Field Education aims to train subjects to act by area of knowledge and not by isolated disciplines, generating a greater amplitude in the area of performance of the professionals who graduated from the course. Based on the assumption that the Bachelor's Degree in Field Education aims to train teachers to work in the Knowledge Area, the concern arose that we understood how the formation by area of knowledge occurs in the Course of Licenciatura in Field Education of the Federal University of Campina Grande, specifically in the area of Human and Social Sciences. In this way, the research aims to make a diagnosis of the training by area of knowledge of the Interdisciplinary Degree in Field Education of the Federal University of Campina, specifically in the area of Human and Social Sciences, based on the conceptions of the teacher trainers who work directly in the process of training students in the said area of knowledge. The research used the assumptions of the qualitative research, through a bibliographical survey and the accomplishment of the field research with the application of questionnaires to the professors of the Degree in Field Education that work in the area of Human and Social Sciences.The research identifies the need to have an interdisciplinarity between the disciplines, aiming to strengthen the knowledge area of Human and Social Sciences within the scope of the Interdisciplinary Degree in Field Education.
Keywords: Licenciatura em educação do campo
Educadores do campo
Lecampo - ciências humanas e sociais
Bachelor's degree in field education  
Educators of the field  
Lecampo - human and social sciences
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4987
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIANA CARLA LEITE MENEZÊS - TCC Educação do Campo 2017.pdf Mariana Carla Leite Menezês - TCC Educação do Campo 2017440.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.