Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4989
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAUJO, M. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4297083273055757pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Maria do Socorro.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, M. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6964593101151807pt_BR
dc.contributor.referee1TORRES, Denise Xavier.-
dc.contributor.referee2SILVA, Maria Aparecida Sousa.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.araujo-
dc.description.resumoO presente trabalho acadêmico foi desenvolvido nas Instituições de Educação da cidade de Sumé. Dentre elas estão a Secretaria Municipal de Educação e mais duas Escolas da rede municipal. Os sujeitos participantes das entrevistas foram os egressos em Educação do Campo que atualmente desempenham o papel de gestor escolar na rede municipal de ensino.Tem como finalidade resgatar a importância do Estágio Supervisionado em Gestão Escolar na Licenciatura em Educação do Campo e suas contribuições para as escolas do campo. Para adquirimos os resultados desta pesquisa, recorremos a visitas às Instituições Educacionais, com uma duração de tempo de dois meses. Assim, a observação participante se fez presente durante todo o momento da pesquisa, acompanhando o trabalho realizado pelos egressos da Lecampo em Gestão Escolar, na parte de Direção Escolar e Coordenação Pedagógica. Para tanto, utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa. Para a coleta de informações utilizamos os seguintes instrumentos: questionário com perguntas fechadas e abertas utilizando a ferramenta do Google drive, encaminhado para os sujeitos participantes da pesquisa, os egressos da Lecampo. Após o recebimento foi organizado as respostas para análise e interpretação com fins de respostas que nortearam a fundamentação da pesquisa, foram construídos quadros sistematizando as falas dos sujeitos e procurando identificar as principais questões abordadas pelos pesquisados. A análise documental também aparece como procedimento de pesquisa para compreensão da concepção de gestão e estágio presentes na Licenciatura, bem como a entrevista para o aprofundamento da percepção a partir das falas dos egressos da contribuição do Estágio para sua prática gestora. Como resultados, identificamos a prática como espaço e forma de aprendizado do exercício gestor e a realização do estágio em gestão são evidenciados nas falas como fundamentais para formação do Licenciado. Identificamos também uma prática diferenciada no exercício gestor dos egressos na sua perspectiva de participação democrática, no envolvimento da família e dos professores nas decisões da escola e no estímulo a auto-organização dos estudantes para uma atuação crítica e criativa na escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleO estágio supervisionado em gestão escolar na licenciatura em educação do campo: contribuição para a prática gestora nas escolas do campo do cariri paraibano.pt_BR
dc.date.issued2017-09-20-
dc.description.abstractThe present academic work was developed in the Education Institutions of the city of Sumé. Among them are the Municipal Department of Education and two other Schools of the municipal network. The subjects that participated in the interviews were the graduates of Field Education who currently play the role of school manager in the municipal education network. Its purpose is to rescue the importance of Supervised Internship in School Management in the Degree in Field Education and its contributions to the rural schools. To obtain the results of this research, we used visits to the Educational Institutions, with a duration of two months. Thus, participant observation was present throughout the research, accompanying the work done by the graduates of Lecampo in School Management, in the part of School Direction and Pedagogical Coordination. To do so, we use as methodology the qualitative approach. To gather information we use the following tools: a questionnaire with closed and open questions using the Google drive tool, sent to the subjects participating in the research, the graduates of Lecampo. After the reception was organized the answers for analysis and interpretation with the purpose of answers that guided the basis of the research, were constructed tables systematizing the speeches of the subjects and trying to identify the main questions addressed by the respondents. The documentary analysis also appears as a research procedure to understand the management conception and stage present in the Degree, as well as the interview for the deepening of the perception from the statements of the graduates of the contribution of the Internship to its management practice. As results, we identify the practice as a space and form of learning of the managerial exercise and the accomplishment of the internship in management are evidenced in the speeches as fundamental for the formation of the Licensee. We also identify a differentiated practice in the managerial exercise of the alumni in their perspective of democratic participation, in the involvement of the family and the teachers in the decisions of the school and in stimulating the students' self-organization for a critical and creative activity in the school.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4989-
dc.date.accessioned2019-07-22T14:13:23Z-
dc.date.available2019-07-22-
dc.date.available2019-07-22T14:13:23Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLicenciatura em educação do campopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectBachelor's degree in field education  pt_BR
dc.subjectSupervised internship  pt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Marília de Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe supervised internship in school management in the degree in rural education: contribution to the management practice in the schools of the Cariri Paraíba.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Marília de Oliveira. O estágio supervisionado em gestão escolar na licenciatura em educação do campo: contribuição para a prática gestora nas escolas do campo do cariri paraibano. 2017. 67f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4989pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARÍLIA DE OLIVEIRA ARAÚJO -TCC Educação do Campo 2017.pdfMarília de Oliveira Araújo - TCC Educação do Campo 2017468.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.