Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4990
Title: A lei 10.639/03 e sua aplicabilidade: o caso da escola "Maria Balbina Pereira" ( Santa Luzia do Cariri-PB).
Other Titles: Law 10.639 / 03 and its applicability: the case of the "Maria Balbina Pereira" school (Santa Luzia do Cariri-PB).
???metadata.dc.creator???: RODRIGUES, Lorena.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
Keywords: Educação;Escola pública;Preconceito racial;Education;Public school;Racial prejudice
Issue Date: 21-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RODRIGUES, Lorena. A lei 10.639/03 e sua aplicabilidade: o caso da escola "Maria Balbina Pereira" ( Santa Luzia do Cariri-PB). 2017. 62f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4990
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho problematiza a lei 10.639/03 e a sua aplicabilidade na escola: o caso da Escola „‟Maria Balbina Pereira‟‟ do distrito de Santa Luzia do Cariri-PB. Foram nossos interesses específicos: identificar, a partir de alguns autores, como a História e a cultura afro-brasileira são tratadas no ambiente escolar brasileiro, bem como foi o processo de lutas que desembocou na oficialização da Lei 10.639/03; apresentar o local onde realizamos a nossa pesquisa (histórico, infraestrutura, recursos de apoio didático pedagógico, recursos humanos e Projeto Político Pedagógico), pois consideramos como um conjunto de elementos importante para que tenhamos um melhor conhecimento sobre esse espaço para que, desse modo possamos pensar os sujeitos que o transitam no sentido de produzirem ali conhecimentos; e analisar em seus cotidianos escolares. Buscamos aporte teórico em autores como Valente (2005), Munanga (1996), Garcia (2007), Felipe (2007), Souza (2008). O método de procedimento utilizado foi o da pesquisa qualitativa (MINAYO, 1994) e a coleta de dados foi feita através de consulta a uma bibliografia geral e a aplicação dos questionários os estudos realizados permitiram compreender como os mesmos podem colaborar para os diferentes aspectos da sociedade, tanto na área social como também acadêmica, uma vez que, criamos a probabilidade de mostrar a população, que a lei 10.639/03 fora do ensino escolar pode incentivar o, aumento do preconceito e discriminação racial; Estereótipos que difama a imagem do negro, pois, apontamos que uma escola sem o ensino de história e cultura Afro-brasileira contribui para uma formação mesmo que de forma indireta para a continuidade da desigualdade racial em nosso país. Entende-se que, ao utilizar-se constantemente material onde o negro está ligado a situação do escravo, analfabeto, pobre e inferior ao homem branco, leva-nos a entender que a vida do negro foi e deve ser entendida dessa forma, como um ser inferior, ignorante, e que a sua cor é sinônimo de trabalho braçal e escravidão.
Abstract: This work problematizes law 10.639 / 03 and its applicability in the school: the case of the School "Maria Balbina Pereira" of the district of Santa Luzia do Cariri-PB. Our specific interests were: to identify, from some authors, how Afro-Brazilian history and culture are treated in the Brazilian school environment, as well as the process of struggles that led to the formalisation of Law 10.639 / 03; (history, infrastructure, didactic pedagogical support resources, human resources and Pedagogical Political Project), as we consider as an important set of elements so that we have a better knowledge about this space so that, in this way, we can to think about the subjects that transpose it in the sense of producing knowledge there; and analyze in their school everyday. We sought theoretical support in authors such as Valente (2005), Munanga (1996), Garcia (2007), Felipe (2007), Souza (2008). The method used was qualitative research (MINAYO, 1994) and data collection was done through consultation of a general bibliography and the application of the questionnaires the studies carried out allowed to understand how they can collaborate for the different aspects of society , both in the social as well as academic area, since, we have created the probability of showing the population, that the law 10.639 / 03 outside school education can encourage the, increase of prejudice and racial discrimination; Stereotypes that smeared the image of the Negro, therefore, we pointed out that a school without the teaching of Afro-Brazilian history and culture contributes to a formation even if indirectly for the continuity of racial inequality in our country. It is understood that by constantly using material where the Negro is connected to the situation of the slave, illiterate, poor and inferior to the white man, leads us to understand that the life of the Negro was and should be understood in this way, as a to be inferior, ignorant, and that their color is synonymous with manual labor and slavery.
Keywords: Educação
Escola pública
Preconceito racial
Education
Public school
Racial prejudice
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4990
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LORENA RODRIGUES - TCC Educação do Campo 2017.pdfLorena Rodrigues TCC - EDUCAÇÃO DO CAMPO 2017562.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.