Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4991
Title: Escolha do livro didático de geografia na concepção dos professores da escola Cônego João Marques Pereira Serra Branca-PB.
Other Titles: Choosing the textbook of geography in the conception of the teachers of the school João Marques Pereira Serra Branca-PB.
???metadata.dc.creator???: CRUZ, Maria da Conceição de Araújo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MIRANDA, Maria da Conceição G. de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
Keywords: Escolha - livro didático de geografia;Ensino de Geografia;Didática;Choose - geography textbook;Geography teaching;Didactics
Issue Date: 4-May-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CRUZ, Maria da conceição de Araújo. Escolha do livro didático de geografia na concepção dos professores da escola Cônego João Marques Pereira Serra Branca-PB. 2017. 38f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4991
???metadata.dc.description.resumo???: O ensino da disciplina Geografia é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico. Atualmente existem diversos recursos didáticos que podem ser utilizados pelos professores para a elaboração de suas aulas, visando à aprendizagem dos alunos. Contudo, o livro didático é um dos recursos mais utilizados pelos professores em sala de aula, sendo acatado por alguns professores como o único instrumento para a aprendizagem na sala de aula e por outros, como uma ferramenta auxiliar e até mesmo indispensável no processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, a nossa pesquisa tem por objetivo geral identificar os critérios utilizados pelos professores de Geografia da Escola E.M.E.F. Cônego João Marques Pereira no momento da escolha do livro didático. Nessa pesquisa utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa, através do levantamento bibliográfico e aplicação de questionários . Identificamos que na escola pesquisada que o livro didático de Geografia é usado diariamente em todas as atividades que são trabalhadas com os alunos. Sendo uma a fonte de pesquisa mais utilizada com a turma.
Abstract: Geography teaching is very importante for students to understand elements that make up the geographic space. Currently there are several didactic resources that can be used by teachers for the elaboration of their classes, aiming at the students' learning. However, the textbook is one of the resources most used by teachers in the classroom; for some teachers as the only instrument for learning in the classroom and others, as only an auxiliary and even indispensable tool in the teaching process - learning. In this way, our research has the general objective to identify the criteria used by the teachers of Geography of the School EMEFM Cônego João Marques Pereira when choosing the textbook. In this research we used as qualitative methodology, through the bibliographical survey and the application of questionnaires. We identified there, Geography textbook is used daily in all activities that are worked with students by the way being one of the most used research sources with all class.
Keywords: Escolha - livro didático de geografia
Ensino de Geografia
Didática
Choose - geography textbook
Geography teaching
Didactics
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4991
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DA CONCEIÇÃO DE ARAÚJO CRUZ - TCC Educação do Campo 2017.pdfMaria da Conceição de Araújo Cruz TCC - EDUCAÇÃO DO CAMPO 2017702.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.