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Title: As relações de poder no processo de criação do ensino superior na cidade de Cajazeiras - PB, nos anos de 1970.
Other Titles: The relations of power in the process of creation of higher education in the city of Cajazeiras - PB, in the 1970s.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Kássia Rejane Pereira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Francisco das Chagas de Loiola.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CEBALLOS, Rodrigo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LÔBO, Isamarc Gonçalves.
Keywords: História - ensino superior;Ditadura militar - relações de poder - ensino de história;History - Higher Education;Military Dictatorship - Power Relations - History Teaching
Issue Date: 23-Sep-2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Kássia Rejane Pereira de. As relações de poder no processo de criação do ensino na cidade de Cajazeiras-PB. 2011. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em História do Semiárido Nordestino) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2011.
???metadata.dc.description.resumo???: Desde o momento em que surgiu a cidade de Cajazeiras, sua história está estreitamente ligada a educação e a religiosidade, o que nos leva a compreender a íntima relação da Diocese de Cajazeiras com a questão educacional na região sertaneja. Quando o então Bispo Diocesano Dom Zacarias Rolim de Moura decide por instituir a Fundação de Ensino Superior de Cajazeiras (FESC), e, posteriormente, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (FAFIC), diante das preocupações e posicionamentos expostos pela Igreja Católica no Concilio Vaticano II , e ainda da realidade vivida nas mediações da cidade naquele momento, a partir do incentivo e das medidas adotadas pela Reforma Universitária de 1968, realizada no Governo Militar, a cidade passou por uma experiência inovadora e inédita na região durante o período em questão: o acesso a educação superior, antes, praticamente exclusivo nas capitais e grandes centros urbanos, adentra o interior chegando ineditamente a região do Alto-Piranhas. Com o objetivo de averiguar as contribuições que a FESC trouxe para o desenvolvimento do ensino superior em Cajazeiras, desde as circunstâncias que proporcionaram sua fundação, das relações de poder, dos interesses em jogo, até as lutas políticas que marcaram sua consolidação como instituição do ensino superior do sertão nordestino, buscamos a partir das concepções de poder desenvolvidas por Michel de Foucault, compreender e reconstruir a trajetória da construção do ensino superior na cidade de Cajazeiras, partindo da criação de sua primeira faculdade, em 1970, situada no contexto de transformações e influências trazidas pelo quadro político nacional e refletidas a nível local. Baseado nos registros documentais desta época, como atas, correspondências, publicações, legislações, convênios, dentre outros, e nas entrevistas daqueles que se tornaram testemunhas oculares dessa história, e até participaram desta trajetória marcada por esperanças e lutas, analisamos como se deu o referido processo de criação da FAFIC e sua influência na cidade de Cajazeiras, que e referenda e pólo educacional para a região. Através de análises realizadas aqui, é possível observar que as relações de poder não se extinguiram com o fim da ditadura militar, mas se aperfeiçoaram a partir das transformações que foram ocorrendo, graças ao processo de democratização da sociedade brasileira.
???metadata.dc.description.resume???: Depuis son origine, l'histoire de la ville de Cajazeiras se trouve fort liee a l'education et a la religiosite, ce qui nous permet de comprendre les liens entre le diocese de Cajazeiras et la question scolaire dans la region du "Sertao". Lorsque l'eveque diocesain', Mons. Zacarias Rolim de Moura, decide d'instituer la Fondation d'Enseignement Superieur de Cajazeiras (FESC), et, ulterieurement, la Faculte de Philosophic, Sciences et Lettres de Cajazeiras (FAFIC), compte tennant de la fonction sociale de l'Eglise catholique conformmement a 1'esprit du Concile Vatican II, ainsi que de la realite de cette region-la, en ce qui concerne les effets d'encouragement resultant de la Reforme Universitaire de 1968, mise en oeuvre par le Gouvernement Militaire, la ville de Cajazeiras a connu une experience novatrice et inedite dans la region, pendant la periode du regime militaire: l'acces des jeunes de la region, auparavant exclus de l'enseignement superieur, qui n'etait assure qu'aux capitales et les grands centres urbains, alors que. dorenavant, aux jeunes habitant des petis centres urbains a ete assure le droit d'avoir acces a l'enseignement superieur, lequel se repandit a l'interieur de l'Etat, dans des communes dont Sume, Piranhas et d'autres. Cette recherche a pour but d'identifier les possibles contributions que FESC a apportees au developpement de l'enseignement superieur de Cajazeiras et region voisine, grace aux conditions assurees par cette Fondation, tout en analysant les rapports de pouvoir, ainsi que les enjeux politiques qui s'y sont produits, dans la sphere de l'enseignement superieur du "Sertao". Dans ce sens, on a eu recours aux conceptions de pouvoir formulees par Michel de Foucault, ce qui m'a permis de comprendre et de reconstituer le parcours historique de construction de l'enseignement superieur de la ville de Cajazeiras, depuis la constitution de la premiere Faculte, en 1970, tout en presentant les influences de tel contexte politique national, notamment sur le plan local. Du point de vue methodologique, on a eu recours a de differents documents tels que actes, correspondance, publications, legislation, accords, parmi d'autres, ainsi qu'a des interviews permettant de recueillir des temoins oculaires sur cette histoire dont quelques-uns des interviwes ont meme participe au processus de fondation de la FAFIC, tout en rendant compte de l'influence de cette institution sur l'histoire de Cajazeiras, qui constitue une reference pour toute une region, sur le plan de l'education. La recherche signale qu'en depit de la fin de la dictature militaire et meme pendant la periode de democratisation de la societe bresilienne, se sont gardes - voire consolides - les rapports de pouvoir fondamentaux des annees 70.
Keywords: História - ensino superior
Ditadura militar - relações de poder - ensino de história
History - Higher Education
Military Dictatorship - Power Relations - History Teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5000
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