Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5020
Title: A gestão educacional e a reconstrução do espaço escolar como lugar de possibilidades.
Other Titles: Educational management and the reconstruction of the school space as a place of possibilities.
???metadata.dc.creator???: BEZERRA, Ana Paula Pessoa dos Santos,
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALVES , Cicera Cecilia Esmeraldo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARBOSA , Renata da Silva.
Keywords: Gestão escolar;Escola municipal;Ensino fundamental;Comunidade escolar;School management;Municipal School;School community;Elementary School
Issue Date: 7-Sep-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BEZERRA, Ana Paula Pessoa dos Santos. A gestão educacional e a reconstrução do espaço escolar como lugar de possibilidades. 2015. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como objetivo, analisar o papel desenvolvido pela gestão educacional a partir da ocupação e da (re) construção do espaço escolar como lugar de possibilidades para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Decisão. O caráter da gestão escolar, como facilitadora desse processo, proporciona a formação dos sujeitos diante da construção de um processo educacional mais justo e igualitário, sendo uma ferramenta importante do processo de construção do conhecimento. Para a execução desta pesquisa foram utilizados o método de abordagem dialético, caracterizado pela possibilidade de construção de conceitos, a partir da diferenciação dos objetos e do exame científico rigoroso, e o método de procedimento monográfico, através dos princípios representativos, proporcionando o estudo dos aspectos particulares, concentrados num espaço delimitado, bem como o conjunto de atividades desenvolvidas. Para operacionalização da pesquisa foram utilizadas um conjunto de técnicas, das quais destacam-se: documentação indireta (pesquisa documental); documentação direta (pesquisa de campo); documentação direta intensiva (observação e entrevistas); e a documentação direta extensiva (questionários). Mediante o auxílio dos métodos e técnicas propostos para a realização da pesquisa, e a consequente coleta de dados, obtemos como resultados a perspectiva da necessidade de uma maior intervenção e participação do poder público e da comunidade em meio ao processo de constituição de um sistema de ensino norteado por uma gestão escolar democrática e participativa. Consideramos que um sistema de ensino comprometido e consolidado por este modelo de gestão tende a proporcionar aos alunos um processo de ensino-aprendizagem diferenciado e de qualidade.
Abstract: This paper aims to analyze the role played by educational management from the occupation and (re) construction of school space as a place of possibilities for students of the Municipal School of Elementary Decision. The character of school management, as a facilitator of this process, provides the formation of the subjects facing the construction of a fairer and more egalitarian educational process, being an important tool of the knowledge construction process. For the execution of this research the dialectical approach method was used, characterized by the possibility of construction of concepts, from the differentiation of the objects and the rigorous scientific examination, and the method of monographic procedure, through the representative principles, providing the study of the particular aspects, concentrated in a delimited space, as well as the set of activities developed. To operationalize the research, a set of techniques were used, of which the following stand out: indirect documentation (documentary research); direct documentation (field research); intensive direct documentation (observation and interviews); and extensive direct documentation (questionnaires). Through the help of the proposed methods and techniques for conducting the research, and the consequent data collection, we obtain as a result the perspective of the need for greater intervention and participation of the public power and the community in the process of constituting a system of teaching guided by a democratic and participative school management. We believe that a teaching system compromised and consolidated by this management model tends to provide students with a differentiated and quality teaching-learning process.
Keywords: Gestão escolar
Escola municipal
Ensino fundamental
Comunidade escolar
School management
Municipal School
School community
Elementary School
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5020
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA PAULA PESSOA DOS SANTOS BEZERRA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2015.pdfAna Paula Pessoa dos Santos Bezerra. TCC Licenciatura em Geografia. 2015.783.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.