Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5025
Title: Prática docente e diversidade cultural nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas.
Other Titles: Teaching practice and cultural diversity in the early years of elementary school in public schools.
???metadata.dc.creator???: BRAGA, Elza Maria Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Geranilde Costa e.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Risomar Alves dos.
Keywords: Diversidade cultural;Anos iniciais;Práticas docentes;Cultural diversity;early years;Teaching Practices;Cultural diversity
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BRAGA, Elza Maria Gonçalves. Prática docente e diversidade cultural nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas. 2014. 59f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como título “Prática Docente e Diversidade Cultural nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Escolas Públicas”, tendo como objetivo analisar como os professores estão trabalhando a diversidade cultural nas escolas públicas, e os específicos identificar qual a concepção dos professores dos Anos Iniciais da escolas públicas acerca de diversidade cultural, levantar os procedimentos que os professores utilizam em sala de aula para trabalhar a diversidade cultural e refletir acerca das possibilidades da ação educativa com questões de diversidade cultural. A questão de pesquisa como os professores estão trabalhando com a diversidade cultural existente em sala de aula. Assim, a pesquisa que foi realizada é do tipo descritiva e de caráter qualitativa em duas escolas públicas municipais da cidade de Cajazeiras-PB, localizadas em comunidades carentes da referida cidade, com sete professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sendo três da escola A e quatro da escola B, nos turnos manhã e tarde. No percurso metodológico foi utilizado uma a entrevista semiestruturada para a coleta dos dados, como também foi feito uma análise documental dos PPPs (Projeto Político Pedagógico) das escolas pesquisadas. As temáticas tratadas na fundamentação teórica são: diversidade cultural nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a prática docente dos professores diante do assunto, o daltonismo cultural, a diferença na escola e as contribuições da Lei 10.639/2003 para o ensino público. Ao final do trabalho, concluiu-se que os professores e a escola, tem dificuldades em compreender que trabalhar com a diversidade cultural em sala de aula é ir além de um trabalho folclorizado, sendo necessário ainda muitas mudanças para que possa atender o que está garantido nas leis e que o trabalho dos professores com a diversidade cultural em sala de aula, ainda é insuficiente.
Abstract: This work is titled "Teaching Practice and Cultural Diversity in the Early Years of Basic Education in Public Schools", aiming to analyze how teachers are working to cultural diversity in public schools and identify which specific conception of the teachers in the first years the public schools, about cultural diversity, lift procedures that teachers use in the classroom to work cultural diversity and reflect on the possibilities of educational action with issues of cultural diversity. The research question is how teachers are working with the existing cultural diversity in the classroom. Thus, the research that has been conducted is the descriptive and qualitative character in two public schools in the city of Cajazeiras-PB, located in underserved communities of that city, with seven teachers in the first years of elementary school, three of the school's and four B school, in morning and afternoon shifts. Methodological approach was used in one semi-structured interviews to collect data, as was also made a documentary analysis of the PPP schools surveyed. The themes addressed in the theoretical foundations are: cultural diversity in the first years of elementary school teaching practice and teachers on the subject, cultural blindness, the difference in the school and the contributions of Law 10,639 / 2003 for public education. At the end of the work, it was concluded that teachers and school working with cultural diversity in the classroom is to go beyond a folclorizado work, requiring many changes yet so you can be guaranteed to meet the laws and that the work teachers with cultural diversity in the classroom, is still sufficient.
Keywords: Diversidade cultural
Anos iniciais
Práticas docentes
Cultural diversity
early years
Teaching Practices
Cultural diversity
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5025
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELZA MARIA GONÇALVES BRAGA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2014.pdfElza Maria Gonçalves Braga. Monografia Pedagogia. CFP 2014. 466.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.