Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5026
Title: A Interface da pedagogia com a educação profissional: o trabalho do pedagogo no instituto Federal de educação, ciência e tecnologia.
Other Titles: The Interface of Pedagogy with Professional Education: the work of the pedagogue at the Federal Institute of Education, Science and Technology.
???metadata.dc.creator???: BATISTA, Stella Martins Estrela.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALVES , José Amiraldo.
Keywords: Pedagogia;Educação profissional;Mercado de trabalho;Qualificação profissional;Pedagogy;professional education;Job market;Professional qualification
Issue Date: 4-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BATISTA, Stella Martins Estrela. A Interface da pedagogia com a educação profissional: O trabalho do pedagogo no instituto Federal de educação, ciência e tecnologia. . 2015. 47 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: O objeto de estudo desta investigação é a interlocução da Pedagogia com a educação profissional. A pesquisa teve por objetivos: conhecer o papel que o pedagogo desempenha no âmbito da educação profissional; entender a atuação do pedagogo em uma instituição que trabalha com ciência e tecnologia, e ainda, refletir sobre a relação da formação recebida pelo pedagogo na universidade e as demandas neste novo cenário. A metodologia adotada foi à pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. O locus de pesquisa foram dois Institutos Federias de Educação, Ciência e Tecnologia, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e o Instituto Federal do Ceara (IFCE). Os sujeitos que participaram dessa investigação foram duas pedagogas (uma do IFPB e uma do IFCE). O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. A pesquisa mostrou que no cenário atual a educação, de modo geral, tem um papel preponderante no que diz respeito à reconceitualização do trabalho humano. Assim sendo, uma de suas vertentes é direcionada aos interesses econômicos do mercado de trabalho. E é nesse contexto que o pedagogo tem a função de contribuir na preparação de qualificação de mão de obra para o mercado. As práticas descritas neste trabalho permitem compreender a relevância do trabalho do pedagogo no âmbito da Educação Profissional. Pode-se então sintetizar ressaltando que a finalidade última de sua prática educativa do pedagogo nos Institutos Federais é oferecer suporte na preparação dos indivíduos para o mundo do trabalho. Ficou evidente que os conhecimentos da Pedagogia enquanto ciência da educação são imprescindíveis para as diversas instituições que desenvolvem qualquer tipo de prática educativa.
Abstract: The study object of this research is the dialogue of Education with vocational education. The research aimed to: know the role the teacher plays in vocational education; understand the role of the teacher in an institution that works with science and technology, and also reflect on the relationship of the training received by the teacher at the university and the demands in this new scenario. The methodology adopted was to research literature and field research. The research locus were two Federias Institutes of Education, Science and Technology, the Federal Institute of Paraíba (IFPB) and the Federal Institute of Ceara (IFCE). The subjects who participated in this research were two pedagogues (a IFPB and a IFCE). The instrument used for data collection was the semi-structured interview. Research has shown that in the current scenario education, in general, has a key role with regard to the reconceptualization of human labor. Therefore, one of its aspects is directed to the economic interests of the labor market. It is in this context that the teacher has the task of contributing to the hand of qualification preparation work for the market. The practices described in this study allow us to understand the importance of the teacher's work in the context of Vocational Education. One can then summarize pointing out that the ultimate purpose of their educational practice in the teacher Federal Institutes is to support the preparation of individuals for the world of work. It was very evident that the knowledge of pedagogy as a science education are indispensable for the various institutions that have any kind of educational practice.
Keywords: Pedagogia
Educação profissional
Mercado de trabalho
Qualificação profissional
Pedagogy
professional education
Job market
Professional qualification
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5026
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
STELLA MARTINS ESTRELA BATISTA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2015.pdfStella Martins Estrela. Monografia Pedagogia. CFP 2015.428.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.