Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5027
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SILVA, Geranilde Costa e.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, G. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3118237950456062pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, José Amiraldo Alves da.-
dc.contributor.referee2DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é identificar/analisar o processo de Avaliação da Aprendizagem utilizado por professoras do ensino fundamental I de uma escola estadual de Cajazeiras (PB). Para tanto, se fez também necessário conhecer que concepções estas docentes tinham acerca do referido tema. O interesse pelo tema surgiu, de um lado, pela minha história de vida marcada por inúmeros episódios ruins acerca da Avaliação da Aprendizagem. E de outro, ao estudar na universidade, curso de Pedagogia, autores tais como Hoffmann (1991), Luckesi (1995) e Freire (1996) dentre outros que tratam do referido assunto. Nesta pesquisa apresento o pensamento de duas docentes sobre as práticas avaliativas utilizadas no 4º e 5º anos, ambas com graduação em Pedagogia pela UFCG, campus de Cajazeiras (PB). O trabalho está dividido por capítulos, no 1º dou ênfase à minha história de vida, chegada à universidade como e porque escolhi o tema da Avaliação da Aprendizagem. Já no segundo apresento concepções de Avaliação da Aprendizagem, os tipos de avaliação bem como suas funções. Destaco ainda neste capitulo os dispositivos do Governo Federal voltado para a Avaliação da Aprendizagem. No terceiro capitulo são expostas as análises dos dados colhidas junto às professoras. Dentre os resultados obtidos foi possível identificar que a Avaliação da Aprendizagem é desenvolvida pelas docentes, no entanto, os dados oficiais ficam por conta das provas aplicadas pelo Governo. Por fim, faço as considerações finais, neste relato a importância da pesquisa e as dificuldades, as satisfações que tive para desenvolver esse trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO processo de avaliação da aprendizagem utilizado pelos professores do ensino fundamental I .pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThis work aims to identify and analyze the process of assessment of learning in the Elementary Education I, in a public school, in Cajazeiras (PB), considering teacher’s conceptions about the theme. The interest in the subject arose at the university due to some negative experiences I’ve had with the discipline and approaches about the theme, presented by authors such as Hoffmann (1991), Luckesi (1995) and Freire (1996). The research discusses the thought of two teachers on assessment practices applied in the fourth and fifth grades. Both teachers are graduated in the Education Course at Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras (PB). Therefore, the work is divided into three chapters. In the first one I emphasize my own experiences before and at the University, besides the reason which made me choose the theme in focus. In the second one, I present some different types, functions and conceptions about assessment of learning. Further, I highlight the Federal Government’s oriented devices for the assessment of learning. In the third chapter I expose the result of the data analyses. Among them, it was possible to identify that the Assessment of Learning is developed by teachers, although the tests applied by the Government has been the instrument used to revel the official data. Finally, I report my considerations about the importance of the research, the difficulties and pleasure during its development.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5027-
dc.date.accessioned2019-07-24T11:23:00Z-
dc.date.available2019-07-24-
dc.date.available2019-07-24T11:23:00Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAvaliação da Aprendizagempt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectProcessos avaliativospt_BR
dc.subjectLearning Assessmentpt_BR
dc.subjectEarly yearspt_BR
dc.subjectEvaluative Processespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBELÉM, Elizabeth de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe learning assessment process used by elementary school teachers I.pt_BR
dc.identifier.citationBELÉM, Elisabeth de Sousa. O processo de avaliação da aprendizagem utilizado pelos professores do ensino fundamental I . 2014. 63 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELIZABETH SOUSA BELÉM. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2014.pdfElizabeth Sousa Belém. Monografia Pedagogia. CFP 2014.420.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.