Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5028
Title: Parceria família e escola: contribuições ao desenvolvimento integral do educando.
Other Titles: Family and school partnership: contributions to the integral development of the student.
???metadata.dc.creator???: BANDEIRA, Rafaella Lopes Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, Zildene Francisca.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Ednaura Almeida de.
Keywords: Relação família e escola;Escola - desenvolvimento integral;Família e escola - contribuições no processo ensino-aprendizagem;Family and school relationship;School - integral development;Family and school - contributions in the teaching-learning process
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BANDEIRA, Rafaella Lopes Gonçalves. Parceria família e escola: contribuições ao desenvolvimento integral do educando. 2014. 42 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho aborda a parceria entre a família e a escola para o desenvolvimento integral do educando, bem como, apresenta os diversos fatores que contribuem para o distanciamento entre a família e a escola. Esta investigação interrogou se a ausência da família é a principal responsável pelo baixo rendimento escolar dos educandos. Este trabalho monográfico tem por objetivo analisar estratégias desenvolvidas por uma escola municipal da cidade de Poço de José de Moura com relação à parceria entre família e escola, buscando refletir sobre a importância da participação da família para o desenvolvimento do educando. A partir deste eixo norteador, será apresentada as principais ideias de diferentes autores e pesquisadores da temática, numa perspectiva de contribuir para melhor compreensão acerca do assunto, favorecendo uma reflexão pautada nas possibilidades de melhoria da qualidade da educação. A metodologia desta pesquisa foi uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. Os sujeitos da pesquisa foram 02 professoras e 01 supervisora. Os dados obtidos na pesquisa evidenciaram que a escola precisa desenvolver estratégias que valorize e motive a participação da família evidenciando a sua contribuição para a formação cidadã. Este trabalho veio reiterar que tanto a família quanto a escola devem reconhecer o seu papel no ato de educar e que a escola precisa do apoio da família e a família precisa que a escola contribua na formação das crianças e jovens, para que o vazio que se estabeleceu nos lares familiares pela falta de acompanhamento e participação no cotidiano educacional dos filhos, seja preenchida através do compromisso, da valorização e do amor recíproco.
Abstract: This paper discusses the partnership between the family and the school for the full development of the student as well, shows the various factors that contribute to the gap between the family and the school. This research questioned whether the absence of the family is primarily responsible for the poor academic performance of students. This monograph aims to analyze strategies developed by a municipal school in Pit José de Moura regarding the partnership between family and school, trying to reflect on the importance of family involvement for the development of the student. From this guiding principle, the main ideas of different authors and researchers of the subject will be presented, in order to contribute to better understanding of the topic, favoring a reflection based on the possibilities of improving the quality of education. The methodology of this research was a literature search and a field survey. The research subjects were 02 teachers and 01 supervisor. The data obtained in this research showed that the school needs to develop strategies to improve and motivate family participation demonstrating their contribution to civic education. This work came to reiterate that both the family and the school must recognize its role in the act of teaching and the school needs the support of family and the family needs that the school contributes in the formation of children and youth, so that the void that established in family homes by lack monitoring and participation in educational routine of the children, is met through commitment, appreciation and mutual love.
Keywords: Relação família e escola
Escola - desenvolvimento integral
Família e escola - contribuições no processo ensino-aprendizagem
Family and school relationship
School - integral development
Family and school - contributions in the teaching-learning process
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5028
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAFAELLA LOPES GONÇALVES BANDEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2014.pdfRafaella Lopes Gonçalves Bandeira. Monografia Pedagogia. CFP 2014.228.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.