Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5029
Title: As contribuições do planejamento escolar na prática docente.
Other Titles: The contributions of school planning in teaching practice.
???metadata.dc.creator???: BARBOSA, Mécia Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, José Amiraldo Alves da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: AMARAL, Gerlaine Belchior.
Keywords: Planejamento escolar - didática;Prática docente;Organização do trabalho pedagógico;School planning - didactics;Teaching practice;Organization of pedagogical work
Issue Date: 18-May-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARBOSA, Mécia Gonçalves. As contribuições do planejamento escolar na prática docente. 2016. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo teve como finalidade compreender as contribuições do planejamento escolar na prática, tendo em vista ser uma ferramenta fundamental para os professores, para a equipe escolar e para à escola como um todo, viabilizando as ações pedagógicas que pretende antecipar de forma organizada todas as etapas do trabalho escolar. Desta forma, a pesquisa objetivou analisar as contribuições oferecidas pelo planejamento escolar para a melhoria na qualidade da ação pedagógica desenvolvida em sala de aula; Identificar as concepções dos professores sobre o planejamento; Compreender a importância do planejamento no cotidiano da sala de aula e; Mapear as formas de planejamento utilizadas pelo professor em sala de aula. Para tanto, foi realizado inicialmente um levantamento bibliográfico, no qual se pode contar com as contribuições teóricas de autores como Fusari (2008); Freire (1986); Gandin (2008); Gonçalves (2001); Lakatos (1991); Libaneo (1994); Luckesi (2001); Moran (2000); Moretto (2007); Moyses (2006); Novoa (1992); Padilha (2001); Piletti (2003); Schmitz (2000); Vasconcellos (1995); Veiga (2004), entre outros. Em seguida, foi realizada uma pesquisa de campo do tipo exploratória, numa abordagem qualitativa, com 03 (três) professoras e 01 (um) professor, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município da cidade de Cachoeira dos Índios- PB, para que se pudesse compreender melhor, a importância do planejamento na prática docente. Os sujeitos da pesquisa participaram de uma entrevista relacionada à temática, expressando suas concepções e práticas de planejamento escolar, destacando seus impactos no cotidiano da sala de aula, os desafios enfrentados no processo de planejamento e a busca de alternativas para melhorar a prática docente. Os resultados apontam que ainda existem muitos desafios a serem superados com relação ao planejamento, pois se observou que os educadores compreendem que o planejamento é indispensável no cotidiano escolar, mas na maioria das vezes, a escola não dispõe de recursos adequados para que se possa planejar as atividades de acordo com realidade dos alunos, de forma, que venha a ter resultados significativos no processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: This study aimed to understand the contributions of school planning in practice in order to be a key tool for teachers, for school staff and the school as a whole, enabling the pedagogical actions that you want to anticipate an organized way all stages of schoolwork. Thus, the study aimed to analyze the contributions made by the school planning to improve the quality of pedagogical action developed in the classroom; Identify teachers' conceptions of planning; Understand the importance of planning in the classroom and daily life; Map forms of planning used by the teacher in the classroom. Thus, it was initially performed a literature in which it can rely on the theoretical contributions of authors like Fusari (2008); Freire (1986); Gandin (2008); Goncalves (2001); Lakatos (1991); Libaneo (1994); Luckesi (2001); Moran (2000); Moretto (2007); Moyses (2006); Novoa (1992); Padilla (2001); Piletti (2003); Schmitz (2000); Vasconcellos (1995); Veiga (2004), among others. Then an exploratory field research was conducted in a qualitative approach, with 03 (three) teachers and 01 (one) teacher, from kindergarten and elementary school, a public school in the municipality of the city of Cachoeira dos Indios - PB, so that they could better understand the importance of planning in teaching practice. The subjects participated in a conference related to the theme, expressing his views and school planning practices, highlighting their impact on classroom everyday, the challenges faced in the planning process and the search for alternatives to improve teaching practice. The results show that there are still many challenges to be overcome in relation to planning, as it was observed that educators understand that planning is essential in everyday school life, but most of the time, the school does not have adequate resources so that they can plan activities according to the students' reality, so that will have significant results in the process of teaching and learning.
Keywords: Planejamento escolar - didática
Prática docente
Organização do trabalho pedagógico
School planning - didactics
Teaching practice
Organization of pedagogical work
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5029
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MÉCIA GONÇALVES BARBOSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2016.pdfMécia Gonçalves Barbosa. Monografia Pedagogia. CFP 2016.491.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.