Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5041
Title: O sentido da ludicidade por professores na educação infantil.
Other Titles: The sense of playfulness by teachers in early childhood education.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Andréia Mota de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FEITOSA , Belijane Marques
Keywords: Educação infantil;Ludicidade;Prática pedagógica;Ensino - Aprendizagem;child education;Playfulness;Pedagogical practice;Teaching - Learning
Issue Date: 18-May-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Andréia Mota de. O sentido da ludicidade por professores na educação infantil. 2016. 60 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo sobre “O Sentido da ludicidade por professores na educação infantil, foi realizado na cidade de Ipaumirim– CE teve como objetivo geral: apreender e analisar o sentido do lúdico para professores na educação infantil; e objetivos específicos: identificar se os professores consideram o lúdico como um relevante recurso didático para o processo de ensino e aprendizagem das crianças; conhecer a frequência de atividades lúdicas na prática pedagógica; verificar se os professores participantes da pesquisa vivenciaram a ludicidade na sua vida escolar. Esse tema foi escolhido devido a sua importância no processo de educação infantil, já que aprofundar a discussão sobre essa temática é de extrema necessidade para a prática docente dentro da sala de aula. A fundamentação desse trabalho teve como base teórica a contribuição de vários autores, entre eles: Almeida (1995). Borba (2006); Chizzotti (2003); Fortuna (2004); Freire (2001); Garanhani (2010); Lopes (2006); Maranhão (2015); Rau (2011); Santos (2011); Vygotsky (1991). Esse estudo teve como procedimento metodológico uma pesquisa bibliográfica e de campo. Posteriormente para a coleta de dados foi aplicada como instrumento um questionário composto por oito questões relacionadas à temática. Participaram da pesquisa 18 professoras de três creches do município de Ipaumirim-CE. Pode-se concluir que a educação infantil requer dos professores novos olhares, os resultados da pesquisa mostram o quanto o lúdico contribui para o processo do desenvolvimento do ensino-aprendizagem, além de atender as necessidades das crianças. Diante disso, inserir dentro da sala de aula metodologias que possam facilitar e melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos por meio de atividades lúdicas, só tem em engrandecer o andamento do processo de desenvolvimento da criança bem como torna a busca pelo conhecimento um momento prazeroso.
Abstract: This study on "The Meaning of Playfulness for Teachers in Early Childhood Education, was held in the city of Ipaumirim- EC aimed to: learn and analyze the sense of playfulness to teachers in kindergarten; and specific objectives: Identify whether teachers consider the playful as an important educational resource for teaching and learning process of children; Knowing the frequency of play activities in pedagogical practice; Check that the research participant teachers experienced playfulness in their academic training. This theme was chosen because of its importance in early childhood education process, as further discussion on this topic is of utmost necessity for teaching in the classroom. The basis of this work was theoretical basis the contribution of several authors, among them: Almeida (1995). Borba (2006); Chizzotti (2003); Fortune (2004); Freire (2001); Garanhani (2010); Lopes (2006); Maranhão (2015); Rau (2011); Santos (2011); Vygotsky (1991). This study is methodological procedure a literature and field research. Later to collect data was applied as instrument a questionnaire consisting of eight (8) issues related to the theme. The participants were eighteen (18) teachers of three (3) day care centers in the municipality of Ipaumirim-CE. It can be concluded that early childhood education requires new looks teachers, the survey results show how much playfulness contributes to the process of the development of teaching and learning, and meet the needs of children. Thus, entering into the classroom methodologies that can facilitate and improve the quality of student learning through play activities, you only have to enhance the progress of the child development process and makes the search for knowledge a pleasant time.
Keywords: Educação infantil
Ludicidade
Prática pedagógica
Ensino - Aprendizagem
child education
Playfulness
Pedagogical practice
Teaching - Learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5041
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDREIA MOTA DE OLIVEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2016.pdfAndreia Mota de Oliveira. Monografia pedagogia. CFP 2016.495.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.