Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5042
Title: Proposta de planejamento estratégico, gestão de projetos e plano de marketing para uma empresa do segmento de água adicionada de sais no cariri paraibano.
Other Titles: Proposed strategic planning, project management and marketing plan for a company in the salt water segment in Paraíba cariri.
???metadata.dc.creator???: GOUVEIA, Wagner Farias.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FARIAS, Daniel Oliveira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALCÂNTARA, Hugo Morais de.
Keywords: Gestão de projetos;Planejamento estratégico;Plano de marketing;Project management  ;Strategic planning  ;Marketing plan
Issue Date: 1-Aug-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GOUVEIA, Wagner Farias. Proposta de planejamento estratégico, gestão de projetos e plano de marketing para uma empresa do segmento de água adicionada de sais no cariri paraibano. 2018. 105f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Engenharia de Produção, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5042
???metadata.dc.description.resumo???: O Planejamento Estratégico permite aos gestores visualizar quais as melhores decisões a serem tomadas no desenvolvimento dos seus modelos empresariais, tomando como base fatores positivos e negativos, internos e externos das organizações. O Gerenciamento de Projetos se trata da maneira como os processos são realizados a fim de satisfazer os requisitos, de maneira assertiva e eficaz. O plano de marketing é o instrumento de gestão utilizado para realizar a ponte entre a empresa e o mercado, sempre com o objetivo de auxiliar no sucesso e na conquista de clientes. Desta forma, este trabalho busca, por meio de ferramentas do Planeamento Estratégico, propor medidas mitigadoras que venham a neutralizar os fatores negativos internos e externos que cercam uma empresa do segmento água adicionada de sais na região do Cariri Paraibano, em seguida, utilizar o Gerenciamento de Projetos através do guia de boas práticas PMBOK- Project Management Body of Knowledge no processo de inserção de uma nova linha de produtos para a empresa e utilizar recursos do marketing para alcançar o sucesso de sua marca. A aplicação destas ferramentas é essencial para que empresas se mantenham competitivas nos mercados em que atuam, além de contribuírem com a filosofia de melhoria contínua favorecendo tanto empresas como a sociedade tendo em vista que a competitividade, junto à concorrência obriga empreendedores a fornecerem produtos com maior qualidade.
Abstract: Strategic Planning allows managers to visualize the best decisions to be made in the development of their business models, based on positive and negative factors, internal and external from the organizations. Project Management is about how processes are performed in order to satisfy the requirements, assertively and effectively. The marketing plan is the management tool used to bridge the gap between the company and the market, always with the goal of helping to succeed and win customers. Thus, this work seeks, through the tools of Strategic Planning, to propose mitigating measures that will neutralize the negative internal and external factors that surround a company in the added salt water segment in the region of Cariri Paraibano, then use Management of Projects through the PMBOK - Project Management Body of Knowledge good practice guide in the process of inserting a new product line for the company and using marketing resources to achieve the success of its brand. The application of these tools is essential for companies to remain competitive in the markets in which they operate, in addition to contributing to the philosophy of continuous improvement favoring both companies and society, in view of the fact that competitiveness, together with competition, obliges entrepreneurs to supply products with greater quality.
Keywords: Gestão de projetos
Planejamento estratégico
Plano de marketing
Project management  
Strategic planning  
Marketing plan
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5042
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WAGNER FARIAS GOUVEIA - TCC Engenharia de Produção 2018..pdfWagner Farias Gouveia - TCC Engenharia de Produção 2018.1.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.