Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5044
Title: A importância da parceria família e escola na aprendizagem dos educandos campo do município de Santa Helena-PB.
Other Titles: The importance of the family-school partnership in the learning of the field students of Santa Helena-PB.
???metadata.dc.creator???: BARBOSA, Maria de Fátima Parnaíba.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NOVIKOFF, Cristina.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RODRIGUES , Rosimar Alves dos Santos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Francisco de Loiola.
Keywords: Relação - família e escola;Família e escola;Educandos do campo;Ensino - município de Santa Helena-Paraíba;Aprendizagem - interação família na escola;Relationship - family and school;Family and school;Country learners;Education - municipality of Santa Helena-Paraíba;Learning - family interaction at school
Issue Date: 18-May-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARBOSA, Maria de Fátima Parnaíba. A importância da parceria família e escola na aprendizagem dos educandos campo do município de Santa Helena-PB. 2016. 46 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho discute a relação entre escola e família e seu impacto na aprendizagem dos alunos. Apresenta como temática a importância entre a parceria família e escola nas escolas do campo. Tem como objetivo geral discutir sobre a importância da interação família-escola no processo de ensino aprendizagem dos educandos do campo. A ancoragem teórica se deu a partir de Taciana Mirna Sambrano (2014), Maria Carmem Silveira Barbosa (2012) e de uma revisão bibliográfica complementar envolvendo a temática da formação de professor. A metodologia adotada para a pesquisa consistiu na revisão bibliográfica e pesquisa de campo com abordagem qualitativa de caráter exploratório junto a escola publica no município de Santa Helena, no estado da Paraíba. Os sujeitos da pesquisa foram três professoras da escola fundamental no campo. A coleta de dados foi feita através de entrevista semiestruturada com resultado indicando a importância da participação da família no desempenho escolar de seus estudantes.
Abstract: This work discusses the relationship between school and family and their impact on student learning. It presents as its theme the importance of the partnership between family and school in school’s field. Its general objective is to discuss about the importance of family-school interaction in the teaching process students' learning field. The theoretical anchor took from Taciana Mirna Sambrano (2014), Maria Carmen Silveira Barbosa (2012) and a complementary literature review involving the issue of teacher training. The methodology adopted for this research was a literature review and field research with qualitative approach exploratory next to public school in the city of St. Helena, in the state of Paraiba. The study subjects were three teachers from elementary school in the field. The data collection It was made by semi structured interview with results indicating the importance of family involvement the academic performance of their students.
Keywords: Relação - família e escola
Família e escola
Educandos do campo
Ensino - município de Santa Helena-Paraíba
Aprendizagem - interação família na escola
Relationship - family and school
Family and school
Country learners
Education - municipality of Santa Helena-Paraíba
Learning - family interaction at school
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5044
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DE FÁTIMA PARNAÍBA BARBOSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2016.pdfMaria de Fátima Parnaíba Barbosa. Monografia Pedagogia. CFP 2016.324.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.