Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5045
Title: A indisciplina na escola: Estudos a relação professores, alunos e família.
Other Titles: The indiscipline in school: Studies the relationship teachers, students and family.
???metadata.dc.creator???: BEZERRA, Janaina Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BUENO, Maria Ioneida Ramalho.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CUNHA , Ane Cristine Hermínio.
Keywords: Indisciplina;Aprendizagem;Desenvolvimento educacional;Indiscipline;Learning;Educational development
Issue Date: 19-Nov-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BEZERRA, Janaina Gonçalves. A indisciplina na escola: estudos a relação professores, alunos e família. 2015. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho monográfico tem como tema A indisciplina na escola: estudando a relação professores, alunos e família, e tem como principal objetivo analisar como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental trabalham a indisciplina na sala de aula, visando assim, um entendimento mais aprofundado em relação ao desenvolvimento dos educandos que se apresentam como indisciplinados. Com esta pesquisa pretendemos compreender como a escola lida com esse problema, o que a mesma faz para amenizar o problema e assim oferecer um desenvolvimento educacional de qualidade para todos os educandos. Desejamos também conhecer as técnicas e procedimentos usados pelos professores para a prática de seus trabalhos, identificando quais as dificuldades enfrentadas por eles em si tratando da indisciplina. Para um melhor aprofundamento dessa discussão utilizamos uma pesquisa de caráter qualitativo, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário e observações feitas em 04 (quatro) escolas da cidade de Triunfo-PB. O questionário foi composto por perguntas abertas, o qual foi destinado a 08 (oito) professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dessas professoras 04 (quatro) lecionam na rede estadual e 04 (quatro) lecionam na rede municipal de ensino da cidade de Triunfo-PB. Diante do processo de construção e análise desse trabalho, podemos concluir, pelas informações obtidas que, as professoras pesquisadas fazem grandes esforços para combater a indisciplina na sala de aula, porém, tal atividade ainda apresenta certo grau de dificuldade, algumas educadoras alegam a falta de preparo, outras a falta de recursos por parte da escola, e ainda a falta de participação dos pais ou responsáveis junto a escola nesse trabalho. Percebemos também por meio de observações feitas nas escolas, que as mesmas estão sempre desenvolvendo projetos em relação ao tema abordado, tentando assim, amenizar o problema. Este estudo, foi relevante para se adquirir um pensamento mais ampliado em relação a indisciplina nas escolas.
Abstract: This work brings the theme The indiscipline in school: studying the relationship between teachers, students and family, and its main objective is to analyze how the teachers of the early years of elementary school are working the indiscipline in the classroom, in order to, a more in-depth understanding in relation to the development of students who portray themselves as undisciplined. With this research we want to understand how the school handles this problem, it does to ease the problem and so offer a quality educational development for all learners. We also want to know the techniques and procedures used by teachers for their work, identifying what are the difficulties faced by them in you comes to indiscipline. For a deepening of this discussion we use a better field of qualitative character, with data collection instrument a questionnaire and comments made in 04 (four) city schools of Triunfo-PB. The questionnaire consisted of open-ended questions, which was intended to 08 (eight) teachers of the early years of elementary school. These 04 (four) teachers teach in the State network and 04 (four) teach in municipal city School of Triunfo-PB. On the process of construction and analysis of this work, we conclude, from the information that has been obtained, the teachers surveyed make great efforts to crack down on Indiscipline in the classroom, however, such activity still has some degree of difficulty, some educators argue the lack of preparation, other lack of resources on the part of the school, and the lack of participation of parents or guardians with school work. We realized also through comments made in schools, they are always developing projects in relation to the subject, trying to so, ease the problem. This study was relevant to acquire a more expanded thinking about the Indiscipline in schools.
Keywords: Indisciplina
Aprendizagem
Desenvolvimento educacional
Indiscipline
Learning
Educational development
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5045
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JANAINA GONÇALVES BEZERRA. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.2015.pdfJanaina Gonçalves Bezerra. TCC. Licenciatura em Pedagogia.2015.1.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.