Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5046
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Zildene Francisca.-
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, Z. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6070714322224501pt_BR
dc.contributor.referee1FEITOSA, Belijane Marques.-
dc.contributor.referee2RODRIGUES, maria Rosimar Gomes S.-
dc.contributor.referee3BATISTA, Maria Thaís de Oliveira.-
dc.description.resumoO presente estudo abordou a temática “A relação professor-aluno e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”. Esse trabalho tem como problema de pesquisa: Quais as implicações da relação professor-aluno para o processo ensino aprendizagem? Para respondermos a este questionamento temos os seguintes objetivos: Analisar as implicações da relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem de alunos nos anos iniciais do ensino fundamental; identificar como se constrói a relação professor-aluno em sala de aula; investigar situações agradáveis e desagradáveis, vivenciadas em sala de aula, e suas influências para o processo de ensino-aprendizagem e refletir quais as contribuições de uma boa relação professor-aluno para o processo de ensino-aprendizagem. Para a revisão da literatura utilizamos os seguintes autores: Antunes (2007), Freire (1996, 2015), Libâneo (1994), Morales (1999), dentre outros. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo, a partir de uma entrevista semiestruturada com cinco professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, de uma escola pública estadual da cidade de Cajazeiras/PB. Enfatizamos, durante toda a escrita da monografia, a importância de analisarmos diversos aspectos que contribuem para a existência de uma boa relação entre professor-aluno em sala de aula e como essa boa relação contribui no desenvolvimento da autonomia dos discentes e da dinâmica do processo de aprendizagem, tanto do professor, quanto dos alunos. Destacamos a relevância dessa relação para o ensino e aprendizagem, que são processos que precisam ser articulados para a aquisição de conhecimentos e para a relação professor-aluno é essencial que esta mediação aconteça dando sentido os trabalhos educativos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqeducação.pt_BR
dc.titleA relação professor-aluno e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2016-11-04-
dc.description.abstractThis study dealt with the theme "The teacher-student relationship and its implications to teaching-learning process on primary education of elementary school". The research problem of this work is: What are the implications of the teacher-student relationship to learning process? To answer this question we listed the following objectives: analyzing the implications of the teacher-student relationship to teaching-learning process of the students on primary education of elementary school; identifying how the teacher-student relationship is built inside the classroom; investigating pleasant and unpleasant situations experienced in the classroom and their influencies to the teaching-learning process; reflecting about the contributions of a good teacher-student relationship to the teaching-learning process. To do the literature review we used the following authors: Antunes (2007), Freire (1996, 2015), Libâneo (1994), Morales (1999), among others. We adopted the qualitative methodology, having in mind a semi-structured interview with five teachers who teach on primary education of an elementary school from a public school in Cajazeiras/PB. Throughout the writing of this monograph we emphasized the importance of analyzing various aspects that contribute to the existence of a good relationship between the teacher and the student inside the classroom and how this good relationship can contribute to the development of students‟ autonomy and improving the learning process for both: the teacher and the student. We emphasize the importance of this relationship to teaching and learning, which consists in processes that need to work together in order to acquire knowledge. It is essential to the teacher-student relationship that this mediation happens in order to give meaning to the educational works.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5046-
dc.date.accessioned2019-07-24T15:33:43Z-
dc.date.available2019-07-24-
dc.date.available2019-07-24T15:33:43Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectEnsino - Aprendizagempt_BR
dc.subjectEscola relações interpessoaispt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectTeacher-student relationshippt_BR
dc.subjectTeaching - Learningpt_BR
dc.subjectSchool interpersonal relationshipspt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBATISTA, Francisca Dêyvila da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe teacher-student relationship and its implications for the teaching-learning process in the early years of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationBATISTA, Francisca Dêyvila da Silva. A relação professor-aluno e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA DÊYVILA DA SILVA BATISTA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2016.pdfFrancisca Dêyvila da Silva Batista. Monografia Pedagogia. CFP 2016.474.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.